Em vários municípios, como Ibirama, José Boiteux e Presidente Getúlio, as prefeituras organizaram uma programação especial
Os tradicionais desfiles de 7 de setembro prometem marcar as comemorações da Independência do Brasil em 2024, com eventos programados em diversas cidades da região. Em celebração aos 202 anos da independência, escolas, instituições civis, militares e grupos comunitários estarão nas ruas, exibindo suas bandeiras, fanfarras e homenagens à pátria.
Em vários municípios, como Ibirama, José Boiteux e Presidente Getúlio, as prefeituras organizaram uma programação especial, com a participação de escolas municipais e estaduais, grupos de escoteiros, bandas marciais, além de homenagens às forças de segurança.
Os desfiles também contarão com a presença de autoridades locais, destacando a importância do civismo e da educação para a construção de um futuro mais justo e próspero para o país.
Quatro pelotões em Ibirama
O desfile de 7 de setembro em Ibirama será realizado com a participação de diversos grupos e instituições, divididos em quatro pelotões, com início às 8h30, saindo, a partir das 9h, do Paço Municipal. O 1º pelotão será liderado pela Corporação dos Bombeiros, acompanhada de sua fanfarra, seguida pelos carros dos Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. A Fanfarra Gertrud também marcará presença, seguida pelas instituições de ensino: CEI Moisés, CEI Sigolf, CEI Ruth, e a APAE com sua própria fanfarra. Outras unidades de educação infantil como CEI Nova Stettin e CEI Florinda também desfilarão, assim como a Fanfarra Walmor e os CEIs Lidi e Abelhinha, também com fanfarra.
No 2º pelotão, destacam-se o Colégio Hamônia, a EM Tancredo Neves, ambos acompanhados por fanfarras, além de outras escolas como EM Caminho da Estação, EM Verônica Keil, e a EM Paulo André Miguel. A Fanfarra Municipal também estará presente, junto com a EM Bairro Operário e a EM Christa Sedlacek, que desfilará duas vezes, ao lado da Defesa Civil com o Projeto Escolas.
O 3º pelotão será composto pela Escola Eliseu Guilherme, com fanfarra, o CEJA e a EEB Gertrud Aichinger.
Já o 4º e último pelotão contará novamente com a Fanfarra Walmor, seguida pela CME, UDESC, o Grupo de Escoteiros Guardiões das Águas, a Academia de Letras de Ibirama, Rotary e Interact. O desfile será encerrado com a participação da Fanfarra Municipal, garantindo um grandioso encerramento para o evento cívico.
Desfile deve envolver mais de 3mil pessoas em Presidente Getúlio
No próximo dia 7 de setembro, a cidade de Presidente Getúlio será palco de um grande desfile cívico, reunindo 3.193 participantes distribuídos em 41 pelotões. O evento contará com a participação de diversas entidades locais, incluindo escolas, grupos culturais, associações e organizações da sociedade civil, em um gesto de comemoração à Independência do Brasil. O evento terá início às 9h, saindo do Fórum e percorrendo a Curt Hering até o começo da Rua Dr. Getúlio Vargas.
A abertura do desfile será feita pelos porta-bandeiras, seguidos pela Fanfarra Municipal de Presidente Getúlio (FAMUPG), que contará com 20 integrantes. As mascotes da Expofeira Estadual do Leite e as realezas da cidade, incluindo representantes da terceira idade, também marcarão presença.
As instituições de ensino têm um papel central na celebração. Entre as escolas participantes, destacam-se o CEIM Dom Quixote, com 350 alunos, e a EMEB Tancredo Neves, com 400 participantes, que prometem trazer um colorido especial ao desfile. Já a EEB Orlando Bertoli – contará com 700 pessoas. Ao todo, mais de 2.800 estudantes de diferentes escolas municipais e estaduais estarão envolvidos.
Além das escolas, outras organizações como a APAE de Presidente Getúlio, o Programa Atenção ao Idoso e o Grupo de Patinação Artística Rodas do Vale também farão parte do evento. Entidades como a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Associação Bem-Estar Animal de Presidente Getúlio também estarão presentes, ressaltando o engajamento social do município.
Outras atrações incluem a participação de grupos esportivos, como o Aurum Jiu-jitsu de Presidente Getúlio e o CME da cidade, além de clubes de trilha, cavalgada e veículos antigos, que fecharão o desfile com um toque especial de tradição e nostalgia.
O desfile promete ser um grande espetáculo de cidadania e união, reforçando o orgulho e a identidade local de Presidente Getúlio, em uma celebração marcante da independência do país.
Até 14 de setembro, todas as unidades escolares do município também realizarão suas próprias comemorações em homenagem à Pátria, reforçando o espírito cívico e o amor pela nação entre os estudantes.