Os elevados volumes de chuva registrados na região do Alto Vale do Itajaí, principalmente ao longo do domingo (03), provocaram elevação nos níveis dos rios na região. Com a condição hidrológica apresentada nos pontos de monitoramento, iniciou-se na madrugada desta segunda-feira (04) a operação das barragens de contenção de cheias, com fechamento das comportas nas Barragens Oeste, em Taió, e na Barragem Sul, localizada em Ituporanga.
Foto: Barragem de Ituporanga / Defesa Civil de Santa Catarina
De acordo com Dieyson Pelinson, Hidrólogo da Defesa Civil de Santa Catarina, a operação das barragens foi necessária pois a bacia hidrográfica do Vale do Itajaí, principalmente no Alto Vale, registrou acumulados de chuva acima de 40 mm em média, “principalmente na região de Ituporanga que em casos pontuais, tivemos registros acima de 70mm, e como a chuva foi bem distribuída, o nível do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul ultrapassou o limiar para início da operação das barragens, chegando a atingir 4,80m durante a manhã desta segunda”, destacou.
A tendência ao longo do dia é de estabilidade nos níveis nos principais pontos monitorados. A equipe de “Monitoramento e Alerta” da Defesa Civil de Santa Catarina segue acompanhando as mudanças nas condições e a qualquer hora do dia poderá trazer novas informações.
A Barragem Norte, em José Boiteux não será operada.
Situação nos principais pontos de monitoramento:
RIO DO SUL * Monitoramento – Rio Itajaí-Açu na estação de DCSC Rio do Sul: 4,74m (10:00h) * Situação – Elevação
ITUPORANGA * Monitoramento – Rio Itajaí do Sul na estação DCSC Ituporanga: 1,58m (10:00h) * Situação – Estabilidade
RIO DO OESTE * Monitoramento – Rio Itajaí do Oeste na estação DCSC Rio do Oeste: 5,09m (10:00h) * Situação – Elevação TAIÓ * Monitoramento – Rio Itajaí do Oeste na estação DCSC Taió: 2,17m (10:00h) * Situação – Estabilidade