Defesa Civil alerta par chuva volumosa na região nesta quarta-feira, dia 04
A Defesa Civil de Rio do Sul segue acompanhando as previsões de chuva para a região nos próximos dias e em contato com o órgão estadual para atualização de modelos meteorológicos. Como há indicação de índices relevantes de precipitação, a equipe do município trabalha no sentido de informar a comunidade sobre riscos associados a possíveis alagamentos ou deslizamentos de terra, rachaduras em muros ou queda de árvores.
O diretor da Defesa Civil municipal, Renato Abreu, explica que há previsão de chuva para a região nos próximos dias, com pico para o sábado, mas os modelos podem mudar por diversas questões. “O que os técnicos da Defesa Civil do Estado nos indicam é prudência e alerta sobre os riscos associados a muita chuva, mas hoje não temos como prever uma enchente ou qual nível do rio. Sabemos que as barragens de Taió e Ituporanga estão praticamente vazias, o que dá uma margem interessante de contenção caso venha a chover de forma volumosa”, observou.
O prefeito José Thomé recomenda que a população fique atenta aos boletins oficiais e mantenha a tranquilidade. “É importante que aquelas comunidades que vivem em locais mais baixos procurem informação correta e não esperem pelo poder público apenas quando a emergência estiver acontecendo. Mas ao mesmo tempo, não podemos dizer, com certeza, que haverá enchente. Há previsão de chuva forte nos próximos dias em Santa Catarina e por isso ficaremos atentos˜.
O site da Defesa Civil de Rio do Sul tem uma série de informações que podem ajudar o cidadão a tomar decisões por conta de desastres naturais, como nível do rio em tempo real, acompanhamento do nível das barragens e precipitação. Alguns alertas também são incluídos no site quando a Defesa Civil entra em estado de emergência. É possível ainda verificar a cota de inundação de cada rua da cidade, o que pode ser importante para elaboração de estratégias de evacuação e retirada de pertences.
ATUALIZAÇÃO: Atenção meteorológica DC/SC 03/10 – 09:40 Chuva volumosa nesta quarta-feira (04)
Elaborado em: 03/10/2023 às 09:40 – N° 148/2023
Meteorologistas: Francine Sacco
A passagem de uma frente fria por Santa Catarina, combinada a um sistema de baixa pressão no Paraguai, mantém o tempo instável com chuva persistente ao longo da quarta-feira em todas as regiões do estado. São esperados volumes médios entre 60 e 90mm com pontuais que podem superar 100mm, sobretudo nas áreas em laranja do mapa, que incluem parte da Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Oeste. Nestas regiões o risco é alto para enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Nas áreas em amarelo o risco é moderado.