As inscrições estão abertas para o curso que vai trabalhar sistemas de plantio direto para a transição agroecológica, em formato de alternância

O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Rio do Sul está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro para um curso de especialização e extensão universitária que promove inovação, sustentabilidade e autonomia para a Agricultura Familiar.
O curso, voltado para graduados, também conta com vagas destinadas a agricultores e técnicos em agropecuária interessados na formação em extensão universitária. O ensino será desenvolvido no sistema de alternância, permitindo que os participantes frequentem o IFC uma semana por mês e realizem atividades práticas em suas propriedades no restante do período. Ao todo, o curso será composto por 10 etapas.
A especialização é promovida pelo IFC em parceria com a Federação da Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC). Os assessores pedagógicos da federação, o agrônomo Jamil Fayad e o doutor em agroecologia Valdemar Arl, são os principais mentores do SPDH+ (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e de outras culturas), que é a base do curso. Ambos atuarão como professores e fazem parte da coordenação do programa.
Ele busca fortalecer a Agricultura Familiar catarinense ao proporcionar métodos inovadores, sustentáveis e economicamente viáveis, garantindo alimentos mais saudáveis e redução dos custos de produção. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças é uma abordagem sustentável nos aspectos ambiental, social e econômico.
A especialização é gratuita, reconhecida pelo Ministério da Educação e representa uma oportunidade para profissionais e agricultores que desejam aprofundar conhecimentos e melhorar suas práticas no campo.
