Prefeitura, através do Senai, inicia capacitação de mais 40 pessoas.
Mais 40 pessoas dão um importante passo na vida profissional. Iniciaram na segunda-feira (21), as aulas das primeiras turmas do Curso de Costura de 2022, projeto desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Entre elas, está a dona Ivete Pereira. Aos 47 anos, ela vê a costura como uma oportunidade de mudar de vida. “Vim de Santa Teresinha há 6 meses, e quero muito trabalhar em uma confecção”, relata.
Outro participante do curso é o jovem David Gabriel Chiudini, que aos 18 anos, tem o sonho de ser costureiro. “Já trabalhei como menor aprendiz e quero muito aprender costurar para ter uma profissão”, completa. O curso tem duração diária de três horas e as aulas acontecem de segunda a quinta-feira. A carga horária total é de 162 horas (pouco mais de três meses).

“Através do Senai, estamos oferecendo novamente este curso. Já formamos mais de 500 pessoas desde 2017. Peço que aproveitem esta oportunidade e que cada um de vocês consiga realizar seus sonhos, tendo uma profissão e levando o sustento para casa”, disse o prefeito Nelson Virtuoso, que esteve presente na abertura de mais um curso.
Agora, as turmas são divididas entre tarde e noite. No período vespertino, o horário passou a ser das 14h45 às 17h45 e no noturno, das 19h às 22h. O Secretário de Desenvolvimento, Mauri Marcos Weinrich, fala sobre a alteração. “Fizemos a mudança considerando aqueles que trabalham no primeiro turno e tinham dificuldade para chegar no horário, pois o curso iniciava às 13h30.
O conteúdo programático do Senai, inclui conceitos de qualidade e segurança; relacionamento interpessoal e trabalho em equipe; prática da costura; tipos de máquinas e equipamentos; controle de máquinas; métodos de passamento de linhas e fios; tipos de tecidos; relação entre linhas, materiais e agulhas; regulagem das máquinas e acessórios; tipos de costuras de acordo com o tecido (plano e/ou de malha); montagem de peças; processo de costura e tipos de acabamentos.
Os interessados em ingressar no Curso de Costura podem dirigir-se a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (1º andar da Prefeitura) e deixar o nome na lista de espera, para participar das próximas turmas.
Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Presidente Getúlio