
A Polícia Civil de Rio do Sul, confirmou nesta terça-feira (3) a identidade do corpo encontrado há cerca de duas semanas no Rio Itajaí-Açu. Trata-se de José Constantino Cabral Neto, de 27 anos, conhecido como Zé Ceará, que havia desaparecido no dia 1º de novembro. A identificação foi realizada pelo Instituto Médico Legal (IML) de Blumenau, por meio de exame na arcada dentária.
Ceará havia se candidatado ao cargo de vereador em Rio do Sul nas eleições municipais deste ano, mas não foi eleito. Natural de Fortaleza (CE), ele morava na cidade há sete anos, junto com a esposa e o enteado, e trabalhava como açougueiro antes de ser demitido no mês passado.
O desaparecimento
Segundo relatos da esposa, Damiana Elói Pereira, José fez uma ligação na noite do desaparecimento, aparentando estar nervoso. Ele afirmou que estava sendo abordado por homens e pediu ajuda, mas ela não conseguiu ir ao seu encontro imediatamente, pois estava trabalhando.
“Ele estava nervoso, me pediu ajuda. Mas, como ele já havia ficado assim em outras ocasiões quando bebia, inicialmente não achei que fosse algo sério”, contou Damiana. Ao chegar em casa, ela encontrou latas de cerveja no portão, mas o companheiro não estava lá. No dia seguinte, iniciou a busca, registrando um boletim de ocorrência com a mãe dele.
Enquanto Damiana estava na delegacia, a carteira de José foi encontrada por uma vizinha próxima à residência do casal.
Investigações e causa da morte
A perícia no corpo não identificou lesões de interesse médico-legal, e a causa da morte foi considerada indeterminada. Apesar disso, o caso segue em investigação pela Polícia Civil para esclarecer os fatos que levaram ao falecimento de José.
José Cabral Neto era conhecido na comunidade pelo apelido de Zé Ceará. Candidatou-se ao cargo de vereador neste ano e recebeu 18 votos. A Polícia Civil segue trabalhando para esclarecer o ocorrido.