Árvore foi plantada ao lado do Bloco Carvalho – Foto: Thiago Augusto
Nesta terça-feira, 29, representantes do Centro de Educação do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e membros da comunidade de Ibirama se reuniram no campus da Udesc Alto Vale, em Ibirama, para um ato especial: o plantio de um carvalho europeu – símbolo de resistência, longevidade e conexão com as raízes culturais germânicas da região.
O evento contou com a participação do diretor-geral da Udesc Alto Vale, Marino Luiz Eyerkaufer e seus diretores assistentes, além de técnicos e alunos da universidade e membros do Instituto Cultural Hammonia, entidade dedicada à preservação e promoção da cultura alemã no Vale do Itajaí.
A muda do carvalho europeu foi trazida da Alemanha por Eduardo Granetto, que gentilmente a doou para a professora de alemão voluntária da Udesc Alto Vale, Marlene Siegle Schönrock, que decidiu fazer o plantio na universidade.
“Esta árvore é um ícone cultural e vai transformar ainda mais esse espaço lindo que é o campus da nossa Udesc”, destacou Marlene.
Para o diretor-geral da Udesc “a presença desse carvalho no campus simboliza não apenas um laço com as tradições europeias que moldaram nossa identidade local, mas também o crescimento conjunto da universidade com a comunidade que a cerca. Que ela cresça junto com a nossa Udesc Alto Vale”.
Bloco Carvalho
O local também foi escolhido, pois é uma tradição os prédios da Udesc Alto Vale receberem nomes de árvores e, nesse sentido, o bloco ao lado da nova árvore é denominado de Carvalho, assim como prédio maior do campus é chamado de Imbuia, por exemplo.