Município mais afetado do Vale Norte em outubro, Presidente Getúlio voltou a sofrer com as chuvas
As chuvas de quinta-feira, dia 16, voltaram a causar transtornos na região. Em Ibirama, houveram pontos de alagamentos e quedas de barreira entre elas na Rua Blumenau e XV de Novembro. Até a sexta-feira, dia 17, o município acumulava 51 ocorrências, (deslizamentos de terra, queda de muros e alagamentos).
A principais vias afetadas foram a rua Blumenau, Estrada Geral Rafael, rua Guarani, rua Marechal Rondom, rua Santa Cruz, rua Princesa Izabel e BR-470. Até o fechamento desta edição , sete pessoas estavam desalojadas. Ainda na noite de quinta-feira, 21 estudantes de Apiúna ficaram abrigados, no Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti, pois não conseguiram retornar ao município. Até o sábado (18), o risco é alto para inundações, enxurradas e alagamentos na região do Alto Vale do Itajaí, conforme Aviso Meteorológico e Nota Hidrológica emitida pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Conforme o coordenador municipal de Defesa Civil, José Eduardo do Rosário, os acumulados na quinta-feira, 16, chegaram aos 73mm e a estimativa é que os valores superem os 180mm no fim de semana. “A chuva tende a piorar, chegando a valores aproximados, do dia 16 ao dia 18, de 120 a 180mm.
Em Ibirama, em caso de emergência, deve-se ligar para 193 – Corpo de Bombeiros, ou entrar em contato pelo telefone celular da Defesa Civil de Ibirama – (47)9 8838-5645. Na quinta-feira, o telefone 199 apresentou instabilidade.
Presidente Getúlio
A população do município mais afetado do Vale Norte em outubro, Presidente Getúlio, voltou a sofrer com as cheias do Rio Krauel
A água atingiu ruas localizadas em partes mais baixas do município. Assim, comércios e residências ficaram alagados por algumas horas. Um abrigo foi aberto na Escola Tancredo Neves no Bairro Pinheiro. Na quinta-feira, 34 famílias estavam abrigadas, totalizando 132 pessoas.
Diversas imagens circularam nas redes sociais, mostrando um caminhão transitando na área central de Presidente Getúlio, e vidraças do comércio local sendo quebradas por contas das ondas causadas pelo deslocamento. Em outro video, moradores e comerciantes repreendem um motorista de um ônibus escolar que transita por um ponto de alagamento, causando ondas que invadem o comércio.
Em Dona Emma, a passagem na SC 340 entre o município e Presidente Getúlio, próximo a Usina ficou alagada.