A SC-390 no trecho da Serra do Rio Rastro foi interditada após quatro quedas na terça-feira (9) de barreiras provocada pelo volume de chuva na região Sul catarinense desde o fim de semana. Ninguém se feriu. Após ficar mais de 10 horas totalmente fechada, o local foi liberado, mas ainda há riscos de novos deslizamentos.
A interdição da única ligação pavimentada entre a Serra e o Sul do estado ocorreu na noite de terça-feira (8) e o trânsito só deve ser liberado quando não houver riscos aos motoristas, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Chuva provoca risco de deslizamento em cidades do Sul de SC
A alternativa aos motoristas é utilizar a BR-282, que liga a Serra e a Grande Florianópolis. Outra possibilidade é utilizar a Serra do Corvo Branco, que liga Urubici, na Serra, e Grão Pará, no Sul do estado, mas que, além de ser estreita e perigosa, não é pavimentada, segundo a PMRv. Inclusive, na terça o trânsito no local também chegou a ser interrompido após queda de uma rocha na estrada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/O/z/X8zWQOT5aBX3S5uuIIAw/serra-rio-do-rastro.jpg)
Um dos pontos de queda de barreiras na terça-feira na Serra do Rio do Rastro em SC — Foto: PMRv/Divulgação
A Serra do Rio do Rastro está em obras justamente por causa das constantes quedas de barreiras no local há anos. No trecho, o trânsito tem fluído em horários alternados para que as equipes possam trabalhar.
Algumas vezes, carros foram atingidos por rochas e pessoas ficaram feridas como em julho de 2016 e outubro de 2017. A conclusão da revitalização da Serra está prevista para maio de 2021.
Durante a terça-feira ocorreram três quedas de barreiras na Serra, que vai de Bom Jardim da Serra, na Serra, até Orleans, no Sul. A PMRv manteve a fiscalização no local para garantir o fluxo do trânsito, mas na noite de terça-feira teve uma nova queda de barreira entre Lauro Mueller e Bom Jardim da Serra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/e/I/rB8ASOSBCsCn84aTppYg/interdicoes.jpg)
Nova queda de barreira na Serra do Rio do Rastro na noite de terça provocou interdição da ligação entre a Serra e o Sul de SC — Foto: PMRv/Divulgação
Como no local não há iluminação e havia o risco de novos deslizamentos, não foi feita a limpeza no local. Ainda de acordo com a PMRv, com a continuidade da chuva na região, ainda há riscos de novos deslizamentos e por isso não há previsão de liberar a rodovia.
Ainda no Sul do estado, a Serra da Rocinha estava bloqueada no início da manhã desta quarta (9) após queda de barreiras. O local também não é pavimentado, passa por obras é uma das ligações entre o Sul do estado e o Rio Grande do Sul.
10 cidades com risco de deslizamentos
A chuva forte alagou residências de Praia Grande, no Sul do estado, na madrugada de terça. Segundo a Defesa Civil estadual, 10 municípios do Sul de Santa Catarina tem riscos de deslizamentos. Outras 10 cidades também exigem atenção por causa do volume de chuva nas últimas horas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/4/Z/3nNT9bRhqIBAtgCTQFPg/alagamento-em-praia-grabde.jpg)
Residências foram alagadas em Praia Grande,SC, com chuva forte nesta terça — Foto: Defesa Civil municipal de Praia Grande/Divulgação
De acordo com a Defesa Civil estadual, choveu 135 mm no município entre a madrugada de segunda e a manhã de terça. Além de Praia Grande, outras cidades no Sul tiveram alto volume de chuva em 24 horas, próximo do previsto para todo o mês de setembro, que fica entre 110mm a 130 mm, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski.
Fonte: G1 SC