Esta é a quarta vez que o CESAP recebe a certificação
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) realizou, na última segunda-feira (02), uma sessão solene para entrega do Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina 2024 e do Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas com atuação em território catarinense que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão.
Entre os homenageados, o Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP) se destacou ao receber o Troféu Destaque SC e o Certificado de Responsabilidade Social. Esta é a quarta vez que o CESAP recebe a certificação, evidenciando sua relevância na atuação socioambiental na região do Vale do Itajaí.
Na edição de 2024, a Comissão Mista de Responsabilidade Social analisou 115 inscrições. Destas, 69 organizações foram certificadas durante a solenidade. O Troféu Destaque SC foi concedido às 21 finalistas que apresentaram os melhores balanços sociais, sendo avaliadas por critérios de impacto e qualidade das ações sociais.
A sessão foi presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Ele recordou que a certificação surgiu de uma lei proposta pelo então deputado João Paulo Kleinübing em 2003, sancionada em 2004. Em 2011, foi realizada a primeira edição do certame.
“As práticas adotadas por essas instituições, às vezes, são muito simples, porém revestidas de um significado que impacta positivamente na sociedade, alcançando metas para além do lucro”, afirmou o deputado. “A responsabilidade social se desdobra em responsabilidade socioambiental e foca o ser humano. Falar em meio ambiente é falar em pessoas. Não existe meio ambiente sem nós, seres humanos. Somos todos um único e vivemos num planeta que infelizmente está doente. Precisamos cuidar mais dele e cuidar deles é cuidar de nós.”
Outras empresas da região certificadas foram a Pré-Vale Pré-Fabricados Ltda de Ibirama e a Pamplona Alimentos, com sede em Rio do Sul.