Por Marcelo Zemke – Rede Vale Norte
Antigo cemitério da Comunidade Evangélica Luterana, localizado na Rua Lauro Müller, funcionou dede o início da colonização no Vale Norte.
O antigo cemitério de imigrantes alemães (Neu Bremen), localizado no Distrito de Dalbérgia em Ibirama, foi depredado por vândalos. As sepulturas históricas, dos tempos da colonização, muitas delas com dizeres em alemão, que resistiram à campanha nacionalista da Era Vargas, não resistiram à ignorância.
Como importante fonte de pesquisas, o local foi o primeiro tombamento histórico do município de Ibirama (decreto 4.803 em 20/12/21), e preserva um pouco da história dos primeiros colonizadores da região. O espaço, que pertence à comunidade Luterana, possui elevada importância para a preservação da história e cultura local, com a possibilidade de reavivar fatos ocorridos na época da migração alemã para Santa Catarina e região.
De acordo com nota do Conselho Municipal de Cultura, há preocupação com o vandalismo em um bem que deveria estar sendo protegido pela comunidade. “Fica nosso apelo a todos os ibiramenses que ajudem a preservar os bens históricos e de natureza cultural. Cultura traz dividendos, atrai turistas e gera emprego e renda. Destruir bens culturais só nos coloca na vanguarda do atraso. Esperamos que as autoridades nos auxiliem a buscar e a punir, na forma da legislação vigente, os responsáveis por este ato de vandalismo”.
Fonte de pesquisas, o antigo cemitério da Comunidade Evangélica Luterana, localizado na Rua Lauro Müller, funcionou dede o início da colonização no Vale Norte até a década de 1960. No ano passado se cogitou a possibilidade remover as sepulturas para o atual cemitério luterano por falta de verbas para a manutenção do espaço. O campo santo que não é mais utilizado, é defendido como um patrimônio histórico, dada a sua importância por contar um pouco da história dos primórdios da colonização do Vale Norte.