Celesc alerta clientes de Ibirama e região para golpes aplicados em nome da empresa

A Celesc emitiu um comunicado aos consumidores alertando para fraudes. De acordo com o informado, consumidores de Ibirama relataram que os criminosos entram em contato por telefone, alegam que há débitos em aberto na Distribuidora e que, em caso de não pagamento de um determinado valor por boleto ou PIX, haverá corte de energia. Pelo menos quatro clientes de Ibirama e Rio do Sul registraram ocorrências.
De acordo com informações repassadas, na ligação, supostos funcionários da Celesc realizam cobranças e solicitam pagamentos por PIX, sob ameaça de retirada do medidor e suspensão de fornecimento. No entanto, trata-se de um golpe. A única forma de cobrança feita pela Celesc é por meio da fatura de energia elétrica, recebida mensalmente pelo consumidor.
A Companhia também alerta aos consumidores que não repassem seus dados pessoais, nem de unidades consumidoras, por outro meio que não sejam os canais oficiais da Celesc: Agência Web www.celesc.com.br; App Celesc (disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para iOS e Android), além dos atendimentos via call center, que também podem ser acionados em caso de dúvidas: 0800 048 0120 (comercial) e 0800 64 64 050 (para deficiente auditivo).
Orientações
Diante destes casos, a Celesc elenca algumas orientações para prevenção dos clientes: A Distribuidora não solicita depósito em conta ou PIX, não liga para solicitar dados do consumidor e os serviços são agendados pelo próprio cliente; O e-mail contendo a fatura de energia deve ser o oficial da Celesc (com o domínio @celesc.com.br); O banco arrecadador deve ser o Banco Bradesco e o beneficiário do pagamento deve ser Celesc Distribuição S.A.; Os números oficiais do Call Center da Celesc são: 0800 048 0120 (comercial), 0800 048 0196 (emergências), 0800 048 3232 (ouvidoria) e 0800 64 64 050 (para deficiente auditivo). O atendimento também está disponível de forma presencial em diversos pontos de Santa Catarina, ou pela internet no www.celesc.com.br e nos aplicativos gratuitos para Android e IOS; Nunca clique em links suspeitos e, na dúvida, entre em contato com a Celesc por meio dos canais oficiais de atendimento.
A empresa ainda orienta que, se algum cliente se sentir lesado, deve ser feito o registro de um boletim de ocorrência diretamente na Delegacia Virtual da Polícia Civil.