Festa de Santo Huberto celebra fé e tradição em Ibirama
Marcelo Zemke
A tradição do Padroeiro de Ibirama será lembrada até o 10 de novembro. A Paróquia Santo Huberto de Ibirama anuncia a celebração anual em homenagem a Santo Huberto, o único padroeiro na américa latina, dedicado aos caçadores e protetor da natureza. O evento, que promete resgatar tradições e reforçar o laço comunitário, acontecerá de 1º a 10 de novembro. O padre Rafael Scolari e o tesoureiro César Alexandre, representantes da paróquia, compartilharam detalhes sobre o evento e sua importância histórica para a cidade.
O novenário começou na sexta-feira, 1º de novembro, com uma carreata de abertura que saiu dos Bombeiros Voluntários, na Rua 25 de Julho, percorrendo a cidade até a Igreja Matriz. Neste primeiro dia, além da bênção especial para motoristas e esportistas, os participantes puderam desfrutar da “Noite do Hambúrguer de Costela”, assado na churrasqueira. Nos dias seguintes, a novena tem abordado temas de espiritualidade e intenções específicas, abrangendo famílias, idosos e diversos grupos de trabalho, mantendo viva a devoção e o espírito comunitário em honra a Santo Huberto.
“Esse ano teremos um novenário, uma novidade para nossa paróquia. Será uma preparação de nove dias, encerrando com a grande missa solene. Cada dia da novena terá paraninfa de diferentes classes profissionais da cidade, uma forma de unir a comunidade em torno de Santo Huberto,” afirma o padre Rafael. A imagem do santo, restaurada recentemente, carrega uma história que remonta à fundação da antiga matriz, em 1950, e os 120 anos. “Santo Huberto é um padroeiro muito único. Nós somos a única paróquia da América Latina dedicada ao padroeiro dos caçadores, que já está aqui na comunidade de Ibirama desde 1905, quando foi fundado a primeira capela. E o que podemos esperar de forma especial, será um lindo novenário que é uma novidade aqui em nossa paróquia”, destaca o padre.
O padroeiro dos caçadores e protetor da natureza, Santo Huberto, tem raízes profundas na cultura religiosa europeia e é especialmente venerado na Bélgica, onde é tido como o apóstolo da região das Ardenas e o primeiro bispo de Liège. “A devoção de Santo Huberto é muito respeitada por nossos antepassados, que trouxeram essa tradição para Ibirama. Ele é um santo que inspira aqueles que buscam paz e proteção na vida,” explica o padre Rafael, lembrando a importância histórica do santo, que viveu entre 656 e 727, sendo posteriormente homenageado pelo imperador Carlos Magno. “Ele é parte muito forte da história da Europa e dos nossos imigrantes, dos nossos antepassados que trouxeram essa devoção para cá, juntamente com a fé”, completou.
Celebração em Ibirama
Inspirando-se em práticas da Europa, a celebração contará, a partir das 16h de sábado, dia 9, com a bênção dos animais, de pães e da água de Santo Huberto, além de uma bênção especial de instrumentos como as trompas de caça, usadas ainda hoje em grupos de caça europeus. Em um destaque especial, militares de Blumenau estarão presentes, trazendo a banda do Exército (23º Batalhão de Infantaria) e um pelotão que acompanharão a procissão. A Banda Municipal ABAMI, também estará presente.
Durante os dez dias de celebração, os visitantes poderão apreciar delícias gastronômicas na “Cantina do Padroeiro”, como pastéis, que serão vendidos nos dias 3, 4, 5 e 7. Na quarta-feira, dia 6 haverá espetinhos. No sábado, dia 02, será o dia do “Cachorro-Quente” e o especial “Risoto do Hildo da Arca” acontece na sexta-feira, 8. Além disso, a “Lojinha do Padroeiro” oferecerá lembranças e artigos religiosos, voltadas à celebração de Santo Huberto.
Todos os dias da novena e festa, os fiéis poderão adquirir lembranças exclusivas de Santo Huberto na lojinha da paróquia. “Será a primeira vez que teremos lembranças como chaveiros, copos e camisetas do nosso padroeiro disponíveis. Esperamos que essas recordações mantenham viva a memória e a devoção a Santo Huberto,” diz o padre Rafael.
Além disso, serão sorteados brindes diários para os participantes da novena, incluindo camisetas e bonés exclusivos de Santo Huberto, reforçando a integração e o entusiasmo da comunidade.
Atividades
Após cada dia da novena, o salão da paróquia será palco de diferentes atrações gastronômicas, como a noite do hambúrguer, espetinhos e o tradicional risoto de linguiça, no dia 8. No sábado, dia 9, a programação começa às 16h com a bênção dos animais, seguida da novena e uma procissão pelas ruas da cidade, que terá acompanhamento da banda municipal e culminará com um show de fogos luminosos.
Para César Alexandre, tesoureiro da paróquia, a diversificação das atividades é um convite para a comunidade desfrutar de momentos de fé e celebração. “Este ano, além das comidas típicas, teremos também um estande de tiro de pressão, onde os visitantes poderão participar de uma competição em homenagem a Santo Huberto, padroeiro dos caçadores,” conta ele. As melhores colocações receberão troféus e brindes, com categorias divididas para adultos e crianças.
No domingo, 10, a missa festiva será realizada às 10h, seguida de um almoço comunitário com churrasco, galinha e galeto. A programação continua com uma tarde dançante, embalada pelo musical Andrade, e atividades recreativas, como um estande de tiro de pressão, sorteio de brindes e vendas de rifas.
Lembranças e sorteios
Todos os dias da novena e festa, os fiéis poderão adquirir lembranças exclusivas de Santo Huberto na lojinha da paróquia. “Será a primeira vez que teremos lembranças como chaveiros, copos e camisetas do nosso padroeiro disponíveis. Esperamos que essas recordações mantenham viva a memória e a devoção a Santo Huberto,” diz o padre Rafael.
Além disso, serão sorteados brindes diários para os participantes da novena, incluindo camisetas e bonés exclusivos de Santo Huberto, reforçando a integração e o entusiasmo da comunidade.
Tesouros da comunidade
A Paróquia de Ibirama abriga um tesouro único para a comunidade católica no Brasil: a Relíquia de Santo Huberto, trazida em 1977 pelo então pároco Padre José Brandel, que serviu a cidade de 1950 a 1981. O fragmento ósseo do santo foi presente do arcebispo de Liège, na Bélgica, e junto com a relíquia vieram também uma imagem de Santo Huberto, um crucifixo e um sacrário, todos preservados e agora restaurados no altar da Matriz de Ibirama.
A história de Santo Huberto carrega um profundo simbolismo. Nascido em uma nobre família belga, ele converteu-se ao cristianismo após um encontro sobrenatural durante uma caçada, que o inspirou a renunciar à caça predatória e a ensinar os princípios de ética na caça. A partir de sua vida e obra, os caçadores e clubes de tiro, inclusive na região de Ibirama, seguiram códigos de conduta que incluem o respeito à vida selvagem.
A relíquia também carrega uma história de preservação extraordinária: o corpo incorrupto de Santo Huberto permaneceu intacto até o século XVI, quando foi violado durante as guerras religiosas na Europa, levando à destruição de muitas de suas relíquias. A presença desse fragmento em Ibirama remete a um período em que o corpo do santo ainda permanecia preservado, e, como um objeto de devoção, conecta a comunidade local com uma linhagem histórica e espiritual de mais de 1300 anos.