Castrações continuam durante a pandemia em Ibirama

Geral

Mesmo durante a pandemia, os voluntários do projeto Quem Ama Castra têm conseguido manter as castrações sociais. Realizadas uma vez por mês, as ações visam a diminuição dos abandonos e maus-tratos. Com as restrições impostas pelo coronavírus, o atendimento aos animais ficou um pouco mais restritos, mesmo assim, de maio até setembro já foram realizados quase 300 procedimentos.

Com a chegada da pandemia na região, os mutirões foram suspensos por 60 dias, período em que os voluntários receberam inúmeros pedidos para a realização de castrações. Após ser autorizado pela Vigilância Sanitária a retomar os procedimentos, o grupo precisou adaptar a logística de atendimento.

Em cada ação de castração, o número de voluntários foi diminuído em 50%. Para garantir a segurança, agora todos que auxiliam nos procedimentos utilizam máscaras, luvas e aventais. Os donos dos animais também são orientados a utilizar máscaras e álcool em gel.

Para evitar aglomerações, são realizados três procedimentos por hora, e os donos devem chegar com pontualidade no horário agendado, sendo que um animal é atendido a cada 20 minutos e o proprietário deve ir embora, ou aguardar no carro, já que não há mais sala de espera.

Com a ação realizada no último fim de semana, o grupo já soma quase 300 animais esterilizados durante a pandemia. As próximas castrações serão feitas nos dias 10 e 11 de outubro (sábado e domingo). As inscrições devem ser feitas com hora marcada, podendo ser agendada pelos números 9 9989-1757 ou 9 9286-8875. O custo do procedimento varia conforme o peso, no caso de cães, e o sexo, no caso de gatos.

Ibirama Eco Pet

O projeto Quem Ama Castra realiza uma campanha de arrecadação de tampas plásticas, seja de garrafas, potes, ou outras embalagens feitas do material. O objetivo é vender a quantidade arrecada para que seja possível castrar animais de famílias que não tem condições de pagar pelo procedimento.

Desde o início da campanha, cerca de 150 quilos de tampas foram recebidos. Além de ajudar famílias de baixa renda, o grupo vê o projeto como uma maneira de colaborar com a preservação do meio ambiente.

Para contribuir, basta entregar as tampinhas em um dos pontos de coleta na cidade:

* Loja Zink

* Wagner Bebidas

* Xandi Presentes

* Escola Nova Stettin

* Cachorro quente Scurssel

* Churrascaria Boi na Brasa

* InFlux – Inglês e Espanhol

* Lanchonete Biff

* Lanchonete Oliveira

* Lanchonete Uhlmamm

* Pesque e pague Klettembeg

* Rede Top

* Restaurante Horta na Mesa

* Supermercado Solar

* Restaurante Vale Europeu Paradouro

* Restaurante Manos

* Em Lontras Posto Russi

* Churrascaria Gaúcha.

Arquivo Jornal Vale do Norte

Fonte: Jornal Vale do Norte