Captura de aranha em Vitor Meireles viraliza

Geral

Espécie é considerada a mais perigosa do planeta e biólogo orienta sobre cuidados

Durante a semana, repercutiu em diversos meios de comunicação, a notícia que a aranha mais perigosa do mundo, havia sido capturada pelos Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles. A captura ocorreu no sábado dia 4, e de acordo com relato, um morador do município comunicou um dos bombeiros para identificar uma espécie de aranha que no qual tinha encontrado no interior de sua residência. No entanto, em análise das fotos, como também em consulta com biólogos, o aracnídeo foi identificado como do gênero Phoneutria sp, mais conhecida como aranha-armadeira.

A espécie é considerada a mais perigosa do planeta, com a ação da toxina neurotóxica, atingindo o sistema nervoso, extremamente agressiva, Aranha armadeira assume posição de defesa levantando as patas dianteiras e saltando até 40 cm de distância.

Conforme o biólogo Murilo Cristovão a espécie e bastante comum na região. “São muito encontras em ranchos, jardins, residências e plantações de banana, pois gostam de lugares húmidos”, informa.

Ele orienta que se deve tomar certos cuidados para evitar que o aracnídeo invada a residência. “Deve-se ter cuidado lixo acumulado, trepadeiras e com grama alta, pois ela gosta de fazer buracos na grama. Também não podemos sair matando ou envenenando esta aranha, pois são animais importes e nativos e produzem o analgésico potente, que é a morfina”, orientou à reportagem do Jornal Vale do Norte.

O biólogo conta que aves, sapos e lagartixas são os predadores naturais da aranha, mas com a diminuição destes animais em áreas urbanas, elas acabaram se proliferando. “Uma dica que dou para as pessoas que moram em área rural é ter uma galinha de angola, que além de fornecerem a carne, fazem o controle biológico de aranhas, grilo e escorpiões”, finaliza Murilo.

Os bombeiros deixaram o animal na natureza, longe da região residencial da cidade. Quando ataca, a aranha-armadeira injeta uma toxina neurotóxica na vítima, afetando o sistema nervoso e causando dor intensa. “Achamos uma dessa no chinelo da minha filha. Ela é agressiva e realmente, além de levantar as pernas, avança em você. Antes que eu pudesse pega-la meu marido a jogou de volta no mato perto de casa. Tenho muito medo dela voltar e picar meus filhos”, contou uma moradora, ao ver a foto da aranha.

Esses aracnídeos podem ter de 1,7 a 4,8 centímetros de corpo e 13 a 15 de envergadura, e sua posição de defesa quando ameaçada, com as patas dianteiras levantadas, lhe confere o nome de armadeira. Ela pode saltar a até 40 cm de distância e costuma ser encontrada em bananeiras por toda a América do Sul. Na região também pode ser encontrada outra aranha incrivelmente mortal, a aranha-marrom (família Loxosceles). Essa é ainda mais comum nas casas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *