Encontro reforça importância de atendimento humanizado e sigiloso de gestantes que optam pela entrega voluntária para adoção

Imagem em destaque
Cerca de 40 profissionais das Secretarias de Assistência Social e Saúde de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, participaram nesta semana, em 12 de março, de uma capacitação sobre o programa Entrega Legal, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O encontro, realizado no auditório da Prefeitura, reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes de saúde da família e demais profissionais que atuam diretamente no atendimento a gestantes e parturientes.
Durante a capacitação, os participantes esclareceram dúvidas e discutiram a importância do acolhimento respeitoso e humanizado às mulheres que optam pela entrega voluntária para adoção. Para Denise Cechinel da Silva, assistente social da comarca de Ascurra, que atua em cooperação com a comarca de Presidente Getúlio, a qualificação da rede de atendimento é essencial para garantir que os princípios do Entrega Legal sejam cumpridos.
“A capacitação dos técnicos da rede, que atenderão a gestante ou parturiente que pretende entregar o filho à adoção, é primordial para que os princípios do programa, que incluem o atendimento cuidadoso e humanizado, o respeito ao sigilo e à intimidade dessa mulher, sejam respeitados”, observa.
O evento contou com a participação da assessora de gabinete na área da infância da comarca de Presidente Getúlio, Raíssa Malena Franco, e da nova assistente social da comarca, Carolina Carneiro de Melo, que em breve assumirá a função de forma definitiva. A capacitação foi bem recebida pelos profissionais, com grande envolvimento e interação, demonstrando o compromisso da rede municipal em garantir um atendimento qualificado e sensível a essa demanda.
Também estiveram presentes o prefeito de Presidente Getúlio, Jaci José Fillagranna Bortolon, e a diretora de Saúde Aline Cechelero, representando o secretário de Saúde Carlos Eduardo Xavier Tolfo.