Campanha de Resíduos Eletrônicos de Ibirama tem materiais recolhidos para destinação correta

Geral Região

Nesta segunda-feira, 26 de maio, a empresa responsável através do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou a retirada dos materiais arrecadados durante a Campanha de Coleta de Resíduos Eletrônicos, promovida pela Administração Municipal de Ibirama, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente e em parceria com as secretarias municipais. A ação garante a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Realizada ao longo do mês de abril, a campanha teve como principal objetivo prevenir e reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Aline Pricila Jährig, o descarte adequado desses materiais é essencial para minimizar impactos ambientais e fomentar a reutilização de componentes. “O descarte adequado de resíduos eletrônicos é fundamental não apenas para evitar danos ao meio ambiente, mas também para promover a reutilização de materiais e reduzir a extração de recursos naturais”, destacou a diretora.

“Equipamentos eletrônicos contêm substâncias tóxicas que, se descartadas de forma incorreta, podem contaminar o solo e a água. Por isso, ações como essa são tão importantes para a saúde pública e para a sustentabilidade”, completou Aline.

A campanha também integra as ações do programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que incentiva a destinação correta de resíduos sólidos e busca sensibilizar a população sobre a importância do descarte consciente, estimulando práticas que preservam o meio ambiente e promovem a economia circular.

O que foi recolhido?
Durante a campanha, a população pôde realizar o descarte correto dos seguintes materiais:
• Resíduos eletrônicos, como:
◦ Computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores;
◦ Pilhas AA, AAA, C/D, recarregáveis e baterias portáteis de 9V;
◦ Torradeiras, baterias, ventiladores, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, câmeras digitais, rádios, entre outros;
◦ Televisores e aparelhos de som.


Compromisso com um futuro mais sustentável
A campanha foi uma oportunidade para que a comunidade desse a destinação correta a materiais que muitas vezes permanecem guardados em casa, representando riscos ao meio ambiente e à saúde pública.
A Administração Municipal de Ibirama reforça a importância da participação de todos para manter a cidade mais limpa, sustentável e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *