Câmara de Vereadores de Ibirama investirá em Energia Solar

Geral

Instalação de painéis fotovoltaicos marca compromisso com a sustentabilidade e redução de custos

Projeto prevê a instalação de painéis solares no telhado do prédio da Câmara

Em um movimento alinhado às práticas de sustentabilidade e eficiência energética, a Câmara de Vereadores de Ibirama anunciou iniciará um projeto para a instalação de painéis fotovoltaicos em sua sede.

Durante a última sessão ordinária (04 de março), o Presidente Saulo Eduardo Fonseca assinalou que o objetivo é contribuir para que o município alcance o selo de Município Sustentável, além de reduzir custos com energia elétrica e promover a conscientização ambiental.

Energia Limpa e Economia

O projeto prevê a instalação de painéis solares no telhado do prédio da Câmara, que passarão a gerar parte da energia consumida pelo órgão. A tecnologia fotovoltaica converte a luz solar em energia elétrica, reduzindo a dependência de fontes tradicionais e diminuindo a emissão de gases poluentes. Segundo estimativas preliminares, a iniciativa pode gerar uma economia de até 30% na conta de energia da Câmara.

“Além dos benefícios financeiros, essa medida reforça nosso compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações”, destacou o presidente Saulo Eduardo Fonseca. “Queremos ser um exemplo para outras instituições públicas e privadas, mostrando que é possível adotar práticas sustentáveis sem abrir mão da eficiência.”

A instalação dos painéis fotovoltaicos deve começar ainda em 2025, após a conclusão dos estudos técnicos e providências necessárias de contratação.

“Esse é apenas o começo de uma jornada que vai transformar Ibirama em uma cidade mais verde e consciente”, concluiu o presidente Saulo Eduardo Fonseca.

1 thought on “Câmara de Vereadores de Ibirama investirá em Energia Solar

  1. Parabenizo os vereadores pela iniciativa, embora tardia, pois os subsídios para esta instalação foram eliminados por lei.
    Percebi também o cuidado com a realização de estudos de viabilidade para o projeto, pois os benefícios a serem auferidos devem ser tecnicamente calculados, diante da possibilidade de se estar aplicando recursos públicos em iniciativas com iniciativas de retorno inviável. Que façam estudos independentes, não aqueles fornecidos pelos integradores. Chamo também a atenção quando aos requisitos criados com a manutenção periódica como limpeza dos painéis, no processo de avaliação e se implantados forem, os painéis demandam limpeza imperiosa periodicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *