Por Marcelo Zemke – Jornal Vale do Norte
Também haverá nova configuração do plenário e equipamento para transmissão das sessões online.
A Câmara de Vereadores de Ibirama está passado por mudanças. Além da reforma estrutural e de acessibilidade, o plenário passa por uma modernização. O presidente da 20ª legislatura, Dalmir Sartor (MDB), que defende a transparência dos trabalhos legislativos com a modernização da Câmara e a proximidade com a comunidade, conta que além de melhor estrutura, a reforma irá possibilitar que a comunidade possa conhecer ainda mais os trabalhos desenvolvidos na casa de leis municipal.
Com a reforma do plenário, há a mudança da posição dos vereadores na Câmara. Com a mudança os vereadores devem estar de frente para público e não costas, como é a atual configuração.
É a feita ainda a substituição do telhado, a troca do toldo e piso da rampa de acesso, além da reforma dos banheiros com acessibilidade. Sartor explica que objetivo é dar maior acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo seu direito de ir e vir livremente, sem prejuízo à segurança e integridade física. “Essa reforma é necessária e há tempo isso vinha sendo cobrado até pelos servidores, pois tinha infiltração de água da chuva nas dependências da Câmara de Vereadores”.
Além disso, é feita a substituição do teto do plenário de PVC por gesso, e mudança do formato da mesa diretora da Câmara. Tudo conforme adequação dos Bombeiros, e Ministério Público. “Nas rampas são colocados piso antiderrapante e uma nova cobertura no toldo, que estava deteriorado”, disse.
Outra mudança é a modernização dos equipamentos para transmissão das sessões, com a possibilidade de transmissões ao vivo das sessões. Para isso é instalado um sistema de video que possibilite as transmissões. “O fornecedor do sistema de mesa, é o mesmo que fornece o sistema de transmissão ao vivo online. É uma empresa de Blumenau”, disse.
O valor da reforma está em torno de R$400mil e é oriundo de recursos excedentes devolvidos ao Executivo no ano passado.