A comunidade de Nova Stettin terá, a partir de agora, um importante símbolo de reconhecimento à história de um de seus maiores líderes comunitários.

Em sessão ordinária realizada na última segunda-feira (22), a Câmara Municipal de Ibirama aprovou em primeira discussão, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do vereador Gilson Ferreira da Silva, que denomina o Posto de Saúde da localidade como Posto de Saúde Getulino França.
A aprovação ocorreu na presença de familiares de Getulino, tornando o momento ainda mais especial e emocionante. Durante a discussão da matéria, o vereador Gilson relembrou a trajetória de dedicação do homenageado à comunidade e destacou o impacto positivo que suas ações deixaram ao longo de décadas.
“Getulino foi uma pessoa que sempre pensou no coletivo. Onde havia uma necessidade da comunidade, lá estava ele ajudando, liderando ou incentivando. Seu nome faz parte da história de Nova Stettin e nada mais justo do que eternizá-lo em um espaço que serve e acolhe as pessoas todos os dias”, destacou o vereador.
Trajetória
Nascido em Witmarsum, em 1944, Getulino França chegou a Nova Stettin em 1983 e rapidamente se tornou uma das principais lideranças da localidade. Seu envolvimento comunitário ultrapassou gerações, deixando marcas na educação, no esporte, na vida religiosa e no desenvolvimento social da região.
Entre suas contribuições, destacam-se a administração do tradicional Salão 3 Estrelas, que se transformou em um importante espaço de convivência para a comunidade, a construção de uma quadra de futebol suíço, o apoio constante às atividades religiosas e sua atuação como presidente da escola local. Também liderou iniciativas voltadas à construção da Capela São João Batista e colaborou para a implantação de espaços esportivos que ainda hoje atendem os moradores.
Visionário e comprometido com o bem-estar coletivo, Getulino também identificou a necessidade de melhorar a comunicação da comunidade, viabilizando, em parceria com o município, a implantação de um posto telefônico junto ao seu comércio às margens da SC-340.
Ao longo da vida, participou ativamente da política local, candidatando-se ao cargo de vereador e exercendo a função de suplente, sempre pautado pelo espírito de serviço e pela busca de melhorias para a população.
Os vereadores destacaram nas suas falas o legado construído com trabalho, solidariedade e amor pela comunidade. Ao final, os vereadores registraram uma foto com os familiares.




