Projeto é autoria do chefe do Poder Executivo, e dispõe sobre a revisão anual da remuneração dos servidores.
Câmara de Vereadores de Ibirama, aprovou na última terça-feira, 18, o Projeto de Lei Complementar nº 01/2022, encaminhado pelo Executivo municipal, que concede aos servidores públicos municipais a reposição salarial para o ano de 2022. O projeto é autoria do chefe do Poder Executivo, e dispõe sobre a revisão anual da remuneração dos servidores públicos municipais e dos subsídios dos agentes políticos dos poderes Executivo e Legislativo.
Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o reajuste será de 10,16%, referente ao acumulado da inflação em 2021, o qual já será pago na folha salarial do mês de janeiro. “Todos os anos ocorre a reposição da inflação, mas este ano, para a nossa surpresa, a inflação foi maior do que a esperada. Todos os servidores, do Executivo e Legislativo, vão receber o reajuste salarial”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Dalmir Sartor.
A votação foi unânime. “Todos os vereadores foram a favor do reajuste”, disse em entrevista à Rede Vale Norte.
Piso dos professores
Apesar do reajuste, que compreende também a folha de pagamento dos professores, o município aguarda o desfecho em relação a votação do reajuste do Piso Nacional do Magistério, que tramita no Congresso Nacional, em Brasília.
De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Fábio Luiz Fusinato, o reajuste também alcança os professores, porém, o município ainda aguarda esta definição em âmbito nacional. “A partir do momento que tivermos essa decisão, faremos o planejamento financeiro necessário para que possamos atender a legislação vigente”, destacou.
O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, explica que, apesar de não ser repassado aumento real, o reajuste equilibra o poder de compra do servidor em relação a inflação. “A revisão salarial alcançada só foi possível com o equilíbrio das contas públicas. Valorizando o nosso servidor público, consequentemente ofereceremos um melhor serviço à comunidade”, explicou o prefeito.
Aprovado pela Casa, o Projeto de Lei foi sancionado pelo prefeito Adriano Poffo na manhã de quinta-feira, dia 20.
Pandemia todos se recuperando já vem reajuste, para o pgador de impostos devemos trocar todos os vereadores na próxima eleição .