Por Marcelo Zemke – Jornal Vale do Norte
Livro nasceu de um relatório operacional, elaborado após os trabalhos de busca e resgate em dezembro de 2020.
Uma das maiores tragédias já registradas no Alto Vale está retratada nas páginas de um livro. A obra ‘Bravura e solidariedade no front’, escrito pelo tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Rubens José Babel Junior, narra os seis primeiros dias, período em que teve os primeiros contatos com as vítimas e atuou no resgate em meio ao caos gerado pela destruição deixada pela enxurrada no Ribeirão Revólver.
A tragédia em Presidente Getúlio causou a morte de 18 pessoas e deixou 137 desabrigados (que perderam a casa) e ao menos 3.300 moradores foram prejudicados pelo fenômeno.
Na apresentação da obra na tarde de terça-feira, 19, em Presidente Getúlio, ele dedicou o trabalho à comunidade do município. Ele conta que o livro nasceu por conta de um relatório operacional, elaborado após os trabalhos de busca e resgate em dezembro de 2020.
Rico em detalhes, o material foi inscrito em um edital para a publicação de obras e acabou sendo contemplado. “Nós, como bombeiros militares, temos que fazer um relatório de operações. Quando fizemos o relatório, principalmente da parte que tratava da busca e resgate de vítimas, viu-se que havia muitos detalhes da parte da interação com a comunidade”, conta.
O Tenente BM Badel destaca que pela participação intensa na busca pelas vítimas e pelo contato com as famílias e comunidade, teve a vontade de homenagear a todos que estiveram envolvidos e, principalmente, registrar este fato, que faz parte da história do município. “Costumo dizer que nós bombeiros nos colocamos no lugar das vítimas. Trago no livro também alguns diálogos entre nós e as vítimas. Isso faz com que também as próprias vítimas e conhecidos relembrem como uma forma de homenagem”, disse.
Visão do desastre
Ele conta que o próprio título da obra destaca a solidariedade das pessoas envolvidas no desastre. “Como ficou uma história muito rica de detalhes, eu faço o lapso temporal de seis dias que vai desde o primeiro dia de buscas até o dia em que encontramos a última vítima, infelizmente em óbito. É a minha visão do desastre e narrativa faz com que a pessoa que esteja lendo, possa relembrar e de certa forma, homenagear as pessoas que foram vítimas e também impactadas economicamente”.
O livro é divido em oito capítulos. O primeiro apresenta a cidade, o segundo trata do fenômeno climático e os outros seis, narram exatamente os seis dias de buscas dos bombeiros. “Os seis capítulos são os seis dias de buscas. Começa com a minha visão no primeiro dia, em 17 de dezembro de 2020 e finaliza na terça-feira, no sexto dia. Os capítulos fazem com que possamos entender como foi esta operação de busca e resgate”.
Quem tiver interesse em adquirir a obra, poderá enviar o pedido para o próprio autor no e-mail bmrubensbabel@gmail.com. Exemplares também estarão à disposição da comunidade de Presidente Getúlio, na Biblioteca Municipal, para empréstimo.
Rubens José Babel Junior, natural de Blumenau, é Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), atua como Comandante do Pelotão de Bombeiros Militar na cidade de Ituporanga e da Força-Tarefa do 15º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado na cidade de Rio do Sul. É especialista em Gestão de Risco e Eventos Críticos pela Instituição de Ensino Superior do CBMSC e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Além autor, sou a pessoa que esteve junto com a comunidade de Presidente Getúlio neste desastre”, enfatiza.