Bombeiros Voluntários atendem a ocorrências de incêndio em vegetação em Ibirama

Geral Segurança

Segundo levantamento do JVN, 51 incêndios já foram registrados na região

Foto Arquivo/ Ilustração

Marcelo Zemke

Na tarde desta terça-feira, 29, os Bombeiros Voluntários de Ibirama foram acionados para combater dois incêndios em vegetação rasteira ocorridos simultaneamente em diferentes bairros da cidade.

A primeira ocorrência foi registrada às 14h46 na Rua Mato Grosso, no bairro Areado. O combate às chamas exigiu a atuação de uma equipe e durou aproximadamente duas horas. Conforme informações, as chamas devastaram a 1mil metros quadrados e foi necessário o uso de 3mil litros de água para o rescaldo. 

Pouco depois, às 15h24, uma segunda chamada mobilizou os bombeiros para um novo foco de incêndio, desta vez na Rua Blumenau, no Centro da cidade. Mas segundo o subcomandante Maicon Botzan, era um alarme falso. “Estamos há dois dias seguidos de incêndios. As pessoas relatam que eles começam sozinhos, mas sabemos que não é verdade”, disse.

No atendimento desta terça-feira no Bairro Areado, as equipes precisaram voltar três vezes no local e conseguiram controlar os focos de incêndio de forma eficiente, evitando a propagação das chamas e maiores danos às áreas de vegetação e propriedades próximas. Ninguém ficou ferido nas ocorrências. As chamas teriam sido ocasionadas pelo proprietário do terreno.

Segundo levantamento do JVN, 51 incêndios de diversos tipos já foram registrados na região atendida de Ibirama desde o início do ano, o que representa 5,4% do total de atendimentos realizados pelos Bombeiros Voluntários até o momento. Grande parte dessas ocorrências envolve vegetação rasteira (28 ocorrências), seguida de incêndios em edificações ( 16 ocorrências) , especialmente em áreas urbanas e rurais próximas a residências.

A corporação reforça o alerta à população sobre os riscos das queimadas, especialmente em períodos de tempo seco, e orienta que qualquer foco de incêndio seja imediatamente comunicado ao Corpo de Bombeiros através do número 193.

Queimadas são perigosas e ilegais

Os Bombeiros Voluntários de Ibirama reforçam o alerta à comunidade: queimar lixo, mato seco ou restos de poda é uma prática perigosa, proibida por lei e pode causar incêndios de grandes proporções, colocando em risco pessoas, residências e o meio ambiente.

Mesmo em áreas pequenas, o fogo pode sair do controle com facilidade, especialmente em dias secos ou com vento. Além dos danos materiais, as queimadas provocam fumaça tóxica, prejudicam a saúde e aumentam o risco de acidentes em vias públicas.

A orientação é clara: não faça queimadas. Em caso de qualquer foco de incêndio, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Orientações

Para evitar incêndios em vegetação, os Bombeiros Voluntários orientam a população para evitar queimadas, seja para plantio ou queimadas de lixo, em áreas próximas de vegetação ou terrenos.

“Ao realizar queimadas comunique os bombeiros, peça orientação de como fazer, realize aceiros de largura considerável, quanto mais íngreme for o local mais largo deve se fazer o aceiro, não faça queimadas durante a tarde e principalmente no fim de tarde, pois os ventos aumentam, dificultando o combate e aumentando o tamanho do incêndio, faça sempre no período da manhã. Incêndio em vegetação pode se alastrar para residências, ceifar vidas, além de todo prejuízo ambiental a fauna e a flora, que é passível de multa e reclusão segundo a lei, pois se trata de um crime segundo o artigo 250 do código penal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *