Enquanto retornava para casa após um período de férias no litoral catarinense, o pinhalense Ronei Herberts, bombeiro comunitário e ex-condutor socorrista do SAMU em Maravilha, se deparou com um grave acidente na BR-470, em Ibirama, no último domingo (17), por volta das 6h da manhã. Ele foi um dos primeiros a chegar ao local e, sem hesitar, iniciou os primeiros socorros.
O acidente envolveu uma colisão frontal entre uma Kombi, que transportava nove pessoas (cinco crianças e quatro adultos), e um carro com dois ocupantes, incluindo um idoso de 76 anos. “Quando cheguei, parei meu veículo no acostamento e imediatamente organizei os familiares e curiosos que estavam no local para sinalizar a via, evitando novos acidentes. Também pedi para que acionassem o socorro”, relatou Ronei.
Ao abordar os ocupantes dos veículos, ele percebeu que apenas uma pessoa estava consciente, embora em estado de choque. “Um dos ocupantes me informou que seu pai estava no banco do carona e já sem sinais vitais. Chequei a vítima e constatei ausência de pulso e respiração, indicando uma parada cardiorrespiratória (PCR). Imediatamente, fiz a extração rápida do idoso do veículo usando a manobra conhecida como Chave de Rautek e iniciei a reanimação cardiopulmonar (RCP). Felizmente, os sinais vitais retornaram, e ele começou a apresentar respiração pesada, embora com sangramento pela boca.”
Ronei permaneceu ao lado da vítima, estabilizando-a até a chegada das equipes de resgate. Ele também auxiliou na remoção do idoso de uma ribanceira, já com o suporte dos bombeiros. Paralelamente, outras equipes trabalharam no desencarceramento dos ocupantes da Kombi.
Herberts ressalta a importância das pessoas buscarem conhecimento sobre práticas de primeiros socorros, para que em momentos de necessidade possam ajudar a salvar vidas.