A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina determinou na sexta-feira (2) que o Beto Carrero World suspenda uma Oktoberfest que estava prevista para outubro no parque temático de Penha, no Litoral Norte do estado. Para a Superintendência de Vigilância em Saúde, há possibilidade de as pessoas se aglomerarem no evento, o que poderia contribuir para transmissão do coronavírus e aumento do número de casos da doença.
Além da suspensão pela vigilância sanitária, a Promotoria de Justiça de Balneário Piçarras também entrou com uma ação judicial na sexta-feira (2) para cancelamento do evento. Durante a semana, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) havia instaurado uma notícia de fato para apurar a situação e pediu explicações ao parque.
Penha tem 1.052 casos diagnosticados e 21 mortes por Covid-19, segundo o boletim divulgado pelo governo neste sábado (3). A cidade está na região da Foz do Rio Itajaí, que tem risco alto para o coronavírus. Este é o segundo mais grave na classificação do mapa de risco do governo, que tem quatro níveis. Nessas áreas, que atualmente são cinco de 16 regiões de saúde em Santa Catarina, eventos são permitidos, seguindo uma série de restrições.
Mas segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, mesmo com a portaria que permite eventos em áreas de alto risco, as pessoas poderiam se aglomerar no local e, por isso foi, determinada a suspensão.
“Tal evento contraria as portarias vigentes. Há o entendimento que a aglomeração de público que o evento proporcionará, poderá facilitar a disseminação do vírus e o consequente aumento de casos, tanto na região como em outros lugares, já que o público participante viria de diversas cidades”, disse a SES em nota.
A Oktoberfest é conhecida no país pela festa realizada todos os anos em outubro em Blumenau, no Vale do Itajaí. O evento conta com bandas e gastronomia típicas reunindo centenas de pessoas todos os anos e com milhares de litros de chope consumidos. Em 2020 a prefeitura de Blumenau cancelou a Oktober por causa da pandemia do novo coronavírus.
Secretário da Saúde diz que governo não vai liberar Oktoberfest no parque Beto Carrero
No entanto, há uma semana o Beto Carrero anunciou uma Oktoberfest nos mesmos moldes da festa em Blumenau. Entre as atrações previstas estavam algumas bandas que costumam tocar na tradicional Oktober.
Segundo parque, as regras sanitárias estariam garantidas com uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5 metros entre as mesas, uso de álcool em gel e até nebulizador com água ozonizada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/U/u/hS6ISGRpqfytbgRQzZfQ/whatsapp-image-2020-10-02-at-18.59.53.jpeg)
Regras contra a Covid-19 seriam respeitadas durante a Oktober, diz parque — Foto: Beto Carrero World/Divulgação
O parque informou que a proposta não era de uma festa, mas sim enfatizar a cultura germânica durante o mês de outubro, com decoração e música típica nos espaços gastronômicos do local.
Em nota, o parque diz ainda que nem projetava receber o público que geralmente é recebido em Blumenau, entre outros motivos, porque está funcionando desde junho com 50% da capacidade máxima. Após o impasse e com a determinação do Estado, não haverá evento.
“Em nenhum momento o Beto Carrero World teve a intenção de gerar algum conflito político ou substituir a Oktoberfest de Blumenau, da qual somos parceiros há décadas”, disse a nota.
A Prefeitura de Penha informou que autorizou a Oktober, pois entende que os decretos estaduais permitem a abertura do parque e também a realização do evento. A reportagem também procurou a prefeitura de Blumenau que informou que não vai se manifestar sobre a Oktober do Betto Carrero.
Fonte: G1 SC