A barragem é hoje a maior do país para a contenção de cheias. Deve ser publicada já nesta semana, no Diário Oficial da União, a autorização do Patrimônio da União para a construção das obras do canal extravasor da barragem de José Boiteux.
De acordo com o chefe da Defesa Civil do Estado, João Batista Cordeiro Júnior, o investimento, na ordem de R$ 24,5 milhões também prevê o cercamento e um estudo de impacto social e ambiental. Ainda será necessário um estudo para a construção do canal extravasor. Ele contará também com a definição obras socioambientais compensatórias que devem ser realizadas na região. Até o momento, apenas foi estimado os valores a serem aplicados e o direcionamento das verbas.
A barragem é hoje a maior do país para a contenção de cheias. Ela abriga 357 milhões de metros cúbicos. Após as reformas devem ainda ser contratados seguranças para lidar com os problemas de furtos de equipamentos na barragem.Após a publicação no Diário Oficial, a Defesa Civil fará uma reunião com o Ministério Público Federal, Funai e lideranças indígenas.
Fonte: Jornalismo Nova FM