Audiência reúne está prevista para acontecer no salão do Cruzeiro Esporte Clube às 13h30
Marcelo Zemke
A crise do setor leiteiro em Santa Catarina entrou novamente em pauta na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa. Por unanimidade, o colegiado aprovou a realização de duas audiências públicas para debater a situação do setor nos municípios de Braço do Norte e Presidente Getúlio. Como explicou o proponente das audiências, deputado Oscar Gutz (PL), é preciso unir forças para buscar resolutividade para o segmento. “Sabemos que o Oeste catarinense é a região com maior número de produtores de leite, mas esse setor nos municípios de Braço de Norte e de Presidente Getúlio também está enfrentando dificuldades”, pontuou.
Presidente Getúlio, recebe o encontro no dia 04 de setembro. A audiência ocorre no salão do Cruzeiro Esporte Clube (Rua Cruzeiro, 121). A audiência está prevista para iniciar às 13h30.
Os produtores afirmam que a atividade corre sério risco, com a ameaça de abandono da atividade. Além da redução do valor pago pelo litro do leite, eles enfrentam a concorrência com o produto importado da Argentina e do Uruguai por um preço mais baixo. “O produtor de leite é aquele que não tem feriado, nem domingo. Provavelmente, se ele vender o plantel, provavelmente ele não irá voltar à atividade. Precisamos debater isso urgente, para melhorar o preço do leite”, pontuou o deputado.
O deputado Oscar Gutz afirma que é preciso unir forças para buscar soluções para o segmento. “Eu fui agricultor, produtor de leite, então eu sei o quanto que é difícil. Queremos trabalhar em conjunto com o governo do estado, com o governo federal, dar incentivo ao nosso agricultor. Porque o agricultor é uma pessoa que luta muito, principalmente o produtor de leite, que tanto sofre e faz para se manter”, afirma.
Com custo menor e queda do dólar, a importação do leite vindo da Argentina e Portugal vem gerando uma crise no segmento lácteo catarinense, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho. Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil, envolvendo diretamente 70 mil famílias, sendo que aproximadamente 24 mil fornecem o produto para mais de 130 unidades industriais instaladas no estado.
SC é o quarto maior produtor de leite
Com custo menor e queda do dólar, a importação do leite vindo da Argentina e Portugal vem gerando uma crise no segmento lácteo catarinense, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho.
Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil, envolvendo diretamente 70 mil famílias catarinenses, sendo que aproximadamente 24 mil famílias fornecem o produto para mais de 130 unidades industriais instaladas no estado.
Em 2021, Santa Catarina produziu 3,1 bilhões de litros de leite, respondendo por 8,9% da produção nacional.
Hoje, dos 15 municípios brasileiros com maior densidade de produção de leite, dez estão em Santa Catarina: São João do Oeste, Tunápolis, Nova Erechim, Marema, Braço do Norte, Princesa, Cunhataí, Iporã do Oeste, Santa Helena e Itapiranga.