Atropelamento na faixa de pedestres na Rua Três de Maio mobiliza bombeiros

Geral

Um atropelamento na faixa de pedestres na Rua Três de Maio, no Centro de Ibirama, mobilizou os Bombeiros Voluntários de Ibirama, no fim da manhã desta sexta-feira, dia 1º de março.

Conforme testemunhas, o incidente aconteceu quando um homem tentava atravessar a via. Há placas indicando a existência da faixa no local. Testemunhas relatam que uma motocicleta se aproximava e não conseguiu frear a tempo. O condutor da moto também ficou ferido.

As equipes de emergência foram acionadas imediatamente e prestaram os primeiros socorros as vítimas no local. Eles apresentavam ferimento leves e foram posteriormente transportados para o Hospital Doutor Waldomiro Collautti, para avaliação médica.

Rua três e Maio

Recentemente o Jornal Vale do Norte destacou as imprudências de alguns motoristas, que acabam colocando em risco a vida de pedestres e outros motoristas na Rua Três de Maio e também as condições precárias da sinalização horizontal da via, com as marcações da pista apagadas, entre elas a faixa de pedestres.  Atravessar a rua no local é um risco e quando se precisa atravessar deve-se  esperar que todos os carros passem ou que algum, raramente, pare. A maioria dos condutores continua sem parar nas faixas, apesar de o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) garantir a preferência para quem está a pé. A educação no trânsito é uma das pautas da linha editorial do Jornal Vale do Norte.

Um flagrante feito por câmeras de segurança, mostra parte destas imprudências. A Rua Três de Maio é um dos principais acessos ao Centro de Ibirama e diversos acidentes são registrados no local, na maioria, ocasionados pele excesso de velocidade.

A via é sinalizada com placas indicando a existência da faixa e o limite de velocidade de 40km/h.

Conforme informado, estão previstas melhorias no local,  com melhorias na pavimentação e implantação de sinalização horizontal e vertical.  Em nota, a prefeitura informou que também está em estudo a implantação de uma faixa elevada no início da Rua Três de Maio, para forçar os motoristas a respeitarem o limite de velocidade

A faixa de pedestres é essencial para a segurança do cidadão. Ela fornece ordem e deve ser respeitada. É dever do pedestre utilizar a faixa para realizar a travessia da via e do motorista dar a preferência de passagem ao pedestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *