Aprovação irá viabilizar a volta do futebol profissional para o próximo ano.
A terça-feira, dia 20 de setembro, foi especial Clube Atlético Hermann Aichinger (CAHA) de Ibirama. Paixão do torcedor grená e respeitado no cenário do futebol de Santa Catarina, o Atlético de Ibirama, que completou 71 anos de fundação e, além disso, foi oficializada a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O caminho para Sociedade Anônima do Futebol foi dado pelo Conselho Deliberativo, votado e aprovado, tendo assim, a efetivação do projeto. “Apresentamos um vídeo que traz uma rápida síntese do projeto, de como foi a história, de como será a história do clube, e também de como podemos ter uma autonomia financeira dentro da sociedade anônima”, disse presidente Joel Wippel para a Rede Vale Norte. O vídeo foi apresentado no dia 17, durante evento comemorativo dos 71 anos.
Conforme informações divulgadas na página oficial do clube no Facebook, a aprovação “irá viabilizar a volta do futebol profissional para o próximo ano, o projeto do Clube é voltar na série C do Campeonato Catarinense, no segundo semestre de 2023”.
Ainda conforme divulgado, a assembleia-geral extraordinária do CAHA autorizou a constituição da SAF, e a cessão de uso do patrimônio tangível- como o Estádio Genésio Ayres Marchetti, e intangível, como as cores, símbolos e marca. Conforme o texto aprovado, o Atlético de Ibirama será acionista de modo permanente da SAF, titular de pelo menos 10% do capital inicial e detentor da ‘Golden Share’, conforme a Lei 14.193/2021. “
O projeto CAHA SAF foi pensado para um planejamento inicial de cinco anos, envolvendo a busca e captação de recursos junto aos investidores, acionistas e de receitas do futebol profissional, como bilheteria, patrocínios e direitos sobre atletas. “Vamos seguir nosso planejamento. Vamos virar a página de como era o Atlético de Ibirama, de como se fazia o futebol em Ibirama e de como vamos fazer o futebol no Vale do Itajaí. É totalmente diferente, pois quebram todos os paradigmas de que era o futebol em nossa visão. Temos que ter futebol profissional, planejamento e uma boa equipe competitiva para podermos ter produto para esta empresa. Toda empresa tem que produzir e vender”, esclarece.
O capital social da SAF foi projetado em R$6 milhões, totalizando um projeto de R$12 milhões em cinco anos.
A SAF será administrada por um conselho de administração de e uma diretoria executiva profissional, com o planejamento operacional aprovado na assembleia de acionistas. Também está garantido o investimento de no mínimo 50% de orçamento nas categorias de base e formação de atletas do CAHA.
Evento marcou os 71 anos
Um jogo comemorativo os ex-jogadores que marcaram história no Atlético de Ibirama e um churrasco marcaram a comemoração dos 71 anos Estádio Genésio Ayres Marchetti.
O time foi fundado oficialmente em 1951, sucedendo à Sociedade Desportiva Industrial, que nasceu na fábrica de caixas de charutos. Organizada em julho de 1944, a Sociedade Desportiva Industrial ficou sem atividades por três anos consecutivos. Já com a idealização do time e durante os primeiros quatro anos de sua existência, o Atlético de Ibirama teve como presidente Alberto Lessa, e os seus locais de jogo e sede eram alugados.
A partir de março de 1955, Hermann Aichinger doou para o clube, um local para construção de um estádio e sede. Assim nasceu o Estádio da Baixada, e a mudança de nome para Atlético Hermann Aichinger.