Eles desfilam em caminhão de bombeiros após conquistas no badminton nos jogos escolares brasileiros (JEBS)
Fotos: Maria Eduarda Kietzer Senci
Marcelo Zemke
Os atletas Caio Schoeffel e Natalia Letícia Hoppe, que treinam badminton por meio de um programa de extensão do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), retornaram a Ibirama com grandes conquistas após participarem dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), realizados em Recife/PE. A competição, que se encerrou nesta quarta-feira, 2 de outubro, reuniu os melhores jovens talentos do esporte escolar de todo o país.
Caio e Natalia brilharam ao conquistar a medalha de prata na Série Ouro, na Categoria Mista até 14 anos. “Estou muito feliz com o resultado por representar todo o Estado. Eu ganhei Prata na dupla mista com a Natália, bronze na dupla masculina com o Lucas de Joaçaba. Estou realmente muito feliz de participar do meu primeiro JEBS. Eu tenho 13 anos, então ainda tenho mais um ano para participar dessa competição”, declarou o atleta Caio Schoeffel.
Além desse resultado expressivo, ambos trouxeram mais medalhas para casa: Caio conquistou o bronze na dupla masculina da Série Ouro, enquanto Natalia sagrou-se campeã no simples feminino da Série Bronze. “Estou muito orgulhosa dos resultados e estou muito honrada de poder ter representado Santa Catarina e o Colégio Amônia nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS). No geral foi uma competição difícil, principalmente porque a gente é um ano mais novo, mas a gente foi lá, competiu até o fim para conseguir ganhar. Eu ganhei uma Medalha de Ouro na categoria Simples, na Série Bronze, e uma Medalha de Prata com o Caio na Mista”, conta Natália.
Esses feitos não só enalteceram o esporte catarinense, como também garantiram, pela primeira vez, o troféu de campeão geral no masculino e de terceiro lugar no feminino para Santa Catarina na Série Ouro. “Esses resultados são um marco e contribuem para consolidar o badminton no estado”, celebrou Pablo Schoeffel, coordenador do programa de extensão Ibirama Badminton da Udesc Alto Vale, destacando o impacto positivo das conquistas.
“Foi realmente um feito fantástico e histórico para Santa Catarina. Pela primeira vez, nós fomos campeões gerais nos Jogos Escolares Brasileiros com a equipe masculina e também trouxemos cinco medalhas, dos quais os dois também cada um trouxe duas medalhas e foi um feito realmente histórico e inesperado, até porque eles são mais novos ainda, tem mais de um ano de Jogos Escolares mas foi uma competição realmente muito boa e o nosso time, junto com os dois atletas de Joaçaba, performou muito bem e conseguimos conquistar e ficar à frente de estados muito fortes, trazendo o campeão, o troféu de campeão geral masculino em terceiro lugar no feminino, além de cinco medalhas individuais”, complementou Pablo Schoeffel.
Desfile pelas ruas da cidade
Foto bombeiro Marcelo Zemke
Após o retorno, os atletas foram recebidos com festa em Ibirama. Em um gesto de reconhecimento pelo esforço e sucesso, Caio e Natalia desfilaram em um caminhão do Bombeiros Voluntários de Ibirama pelas ruas da cidade, onde foram aplaudidos pela comunidade, que se orgulha de seus talentos locais.
A vitória dos dois reforça o sucesso do programa de extensão da Udesc, que tem promovido o desenvolvimento do badminton na região do Alto Vale.
Caio e Natalia, que estudam no Colégio Hamônia, foram selecionados para os JEBS por se destacarem em seletivas municipais, regionais e estaduais, sendo os dois melhores do estado em suas categorias. Suas conquistas são motivo de orgulho não apenas para Ibirama, mas para todo o estado de Santa Catarina, colocando em evidência o potencial dos jovens atletas no cenário esportivo nacional.