A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinou os contratos de concessão de 10 lotes de linhas de transmissão arrematados no Leilão de Transmissão nº 1/2020, promovido em dezembro do ano passado. O projeto integrou a carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e é resultado de esforços conjuntos da Aneel, Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
> Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.
Com isso, as empresas já podem iniciar os trabalhos para as obras, que devem gerar investimentos de mais de R$ 7 bilhões e 15 mil empregos em nove estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
No certame, foram ofertados 11 lotes, mas o Lote 1, em Goiás, será assinado posteriormente. Após a desclassificação da primeira colocada, a segunda classificada – State Grid Brazil Holding S.A. – apresentou os documentos para habilitação e a Secretaria-Executiva de Leilões da Aneel decidiu, na última terça-feira (30/3), habilitar a empresa. A assinatura do contrato deve ocorrer nos próximos 30 dias.
A secretária especial do PPI, Martha Seillier, destacou a importância dos leilões de instalações de transmissão de energia elétrica para a retomada da economia brasileira. “O Leilão de Transmissão nº 1/2020 foi o 2º leilão mais concorrido do setor nos últimos 20 anos, mesmo em um cenário de crise de saúde. Isso reforça que estamos no caminho certo, trabalhando com segurança jurídica, rigor técnico e uma carteira robusta de ativos. Com a assinatura dos contratos, começamos os investimentos, gerando emprego e renda para o país.”
O Leilão de Transmissão nº 1/2020 foi a maior licitação de 2020 do Programa de Parcerias de Investimentos, com ampla concorrência para todos os 11 lotes ofertados.
Com informações do Ministério da Economia