Também foram entregues luvas e bolas, adquiridas através da Lei de Incentivo aos Esportes (LIE)
Foto Marcelo Zemke
Foi oficializada na tarde desta segunda-feira, dia 07, a entrega de uniformes, bolas e luvas para os jovens atletas do Clube Atlético Hermann Aichinger, atendidos pelo Projeto Meninos da Baixada. Foram entregues 75 kits contendo camisa, calção e meias, 12 pares de luvas e 40 bolas. A entrega ocorreu no auditório do SESI em Ibirama. Os investimentos somam R$ 191.248,41
O coordenador de esportes, Giovani Nunes, explica que os recursos para compra dos materiais são provenientes Projeto da Lei de Incentivo aos Esportes (LIE) do Governo Federal. Criada em 2006 pelo Governo Federal, a legislação permite que pessoas jurídicas repassem 1% do Imposto de Renda (IR) a projetos da área esportiva. Já as pessoas físicas podem destinar até 6% do IR a esse fim. “Este é o segundo ano do projeto. A primeira entrega ocorreu em 2022. Os recursos são captados pela Lei de Incentivo ao Esporte, que capta das empresas parceiras um percentual do imposto de renda. Esses uniformes vêm destes valores. Já iniciamos a captação para o ano que vem, que terá aumento no percentual”.
Ele acrescenta que os alunos e alunas atendidas pelo projeto, além de receberem os kits com uniformes, não pagam mensalidade. “São mais de 40 bolas neste ano, que são divididas entre as categorias” disse Nunes.
O assessor de esportes, Fábio Beninca, destaca a parceira da CME de Ibirama com o projeto. Ele lembrou que o projeto iniciou em 2016 com 16 crianças, até ter a proporção de hoje, crescendo a cada ano. “O nosso município é bem servido em projetos no esporte. Temos mais de 17 projetos e procuramos atender cada um deles da melhor forma possível. O Bonetti (Eduardo) é professor do município e é destinado 20 horas para projeto. Todas a competições da Fesporte e Jimavi, com transporte e alimentação, são custeadas pela Prefeitura de Ibirama”, conta.
Atendendo crianças de ambos os sexos, o projeto Meninos da Baixada é realizado em parceria com a Prefeitura de Ibirama, Clube Atlético Hermann Aichinger, CME de Ibirama e Omil. Crianças e jovens entre 8 a 17 anos podem integrar as categorias. Não há taxa de inscrição ou mensalidades.
Os irmãos Gustavo e Ana Julia Ferreira, treinam no Sub 14 das categorias masculino e feminino. Eles contam que além da disciplina com os horários, há ainda a socialização, aprendizado. “Treinamos nas segundas e quartas-feiras e aprendemos muita coisa. Gostamos bastante”.
O objetivo principal do projeto é a formação da criança como um cidadão, mas também busca dar oportunidade para aqueles que têm potencial tentar ser um jogador de futebol profissional.
Antes da entrega dos kits, os alunos atendidos pelo projeto acompanharam uma explanação do psicólogo do esporte, Paulo Arruda. Na palestra, ele abordou a importância do esporte no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Foram entregues:
75 kits (camisa, calção e meia)
12 pares de luvas
40 bolas
O projeto ainda contempla o pagamento de salário de:
01 coordenador (Giovani Nunes)
01 professor (Flávio Goebel)
01 Monitor (Herbert Botzan)
01 Supervisor/treinador de goleiros (Márcio)