Atafona foi construída em 1945 por Carlos Hajek e está em funcionamento
– Foto: Divulgação Foto

Lege:Alunos durante a visita cultural Acadêmicos do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tiveram a oportunidade de conhecer, no último final de semana, a Atafona Carlos Hajek, construída em 1945, e que ainda funciona no Bairro Rio Sellin, em Ibirama.
A visita faz parte de uma série de atividades que foram realizadas dentro do projeto de extensão Servir, que busca despertar, nos discentes, o senso de servir voluntariamente o próximo.
“A última atividade do projeto para neste semestre foi algo direcionado aos participantes. Pensamos em algo cultural já que ali é um local que recebe turistas de vários locais”, explicou a coordenadora do projeto de extensão, Caroline Sulzbach Pletsch.
Os acadêmicos foram recebidos por Manfredo Hajek, filho do Sr. Carlos Hajek, que demonstrou o funcionamento da moagem de milho e da marcenaria, movidos a Roda D’água.
Sobre a Atafona
A Atafona foi construída em 1945 por Carlos Hajek, e é considerado um museu em funcionamento em perfeito estado de conservação.
É tocada através de uma Roda d’água com um sistema complexo de engrenagens de madeira de diversos tamanhos e bitolas, e a força é transmitida através de correias.
Quem preserva e demonstra o funcionamento aos turistas é o Manfredo Hajek (filho do Sr. Carlos Hajek).
O Manfredo ainda faz a moagem de milho que resulta em fubá pra fazer a polenta e o pão de milho, além de descascar arroz.
A Roda D’água ainda movimenta uma marcenaria onde são fabricadas e reformadas peças de