
A primeira onda de frio do inverno de 2026 já provoca queda acentuada nas temperaturas em Santa Catarina e trouxe amanhecer gelado para municípios do Alto Vale do Itajaí nesta quarta-feira (24).
De acordo com dados registrados pela Defesa Civil de Santa Catarina (DC/SC) às 7h40, as menores temperaturas das últimas horas foram registradas em diversas cidades da região. Em José Boiteux, os termômetros marcaram 4,1°C e em Presidente Getúlio, 1,4 ºC. Já em Rio do Sul, a mínima chegou a 2°C, enquanto Ibirama registrou 3°C nas primeiras horas do dia, com relatos de temperatura ainda menores, com 1,4º C em Rafael Alto.
Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC), uma massa de ar polar começou a atuar com mais intensidade entre a noite de segunda-feira (22) e seguirá influenciando o tempo até sábado (27). Apesar da estabilidade e da presença do sol durante o dia, as madrugadas e o amanhecer devem continuar com temperaturas baixas.
O órgão estadual emitiu avisos para frio intenso, mar agitado e temporais nestes primeiros dias da estação. A previsão indica que terça (23) e quarta-feira (24) seriam os dias mais rigorosos desta primeira onda de frio, com possibilidade de temperaturas abaixo de -5°C na Serra catarinense e chance de precipitação invernal.
A orientação é que a população redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, além de manter atenção ao uso seguro de aquecedores e demais equipamentos durante o período de frio intenso.





