Udesc Alto Vale realiza estudo de traçado para Contorno de Ibirama a pedido da prefeitura

Geral Região

Apresentação do estudo na Udesc Alto Vale – Foto: Thiago Augusto

O Centro de Educação Superior da Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Laboratório de Infraestrutura Urbana (InfraLab), está conduzindo um estudo para identificar o melhor traçado para o Contorno Viário de Ibirama, com o objetivo de desenvolver um novo acesso ao município que desvie o tráfego do centro da cidade. A ideia é ligar o Bairro Areado até o Bairro Nova Stettin.

Nesta quarta-feira, 16, uma reunião sobre o andamento do estudo foi realizada com a presença do prefeito de Ibirama, Duílio Gehrke, do vice-prefeito, Alisson Kufky, do diretor-geral da Udesc Alto Vale, professor Marino Luiz Eyerkaufer, do coordenador do InfraLab, professor Rafael Pacheco, além da assessora de Planejamento da Prefeitura, Cristiane Schattenberg.

De acordo com o professor Rafael Pacheco, o estudo técnico busca otimizar o traçado, levando em consideração fatores como relevo e impacto ambiental.

“A ideia é encontrar a melhor alternativa possível, com o menor impacto de movimentação de terra e menor custo. Estamos analisando rotas que possam ser viáveis tanto do ponto de vista técnico quanto econômico”, explicou Pacheco.

O prefeito Duílio ressaltou a importância da parceria com a universidade na elaboração do projeto.

“Contar com o conhecimento técnico da Udesc é um diferencial enorme para o município. Esse estudo vai permitir que a gente planeje uma obra eficiente, com embasamento técnico e que realmente resolva o problema do tráfego intenso no centro. Antes, porém, de qualquer decisão a população ibiramense será consultada”, afirmou o prefeito. A futura obra deverá ter aporte do Governo do Estado.

Já o diretor-geral da Udesc Alto Vale, professor Marino, destacou o papel da universidade como agente transformador da região. “A Udesc tem como missão contribuir com o desenvolvimento local e regional. Projetos como esse mostram a importância da integração entre universidade, poder público e comunidade”, disse.

O contorno viário tem como objetivo principal desafogar o tráfego urbano, especialmente de veículos pesados, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida da população ibiramense. Também cria alternativas para novas áreas para o desenvolvimento do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *