A campanha, que iniciou na segunda-feira, dia 17, segue até o 25 de abril

A Prefeitura de Presidente Getúlio, em parceria com as Secretarias Municipais, iniciou uma importante ação preventiva de saúde pública: a Campanha de Coleta de Pneus. A iniciativa tem como principal objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, e mobilizar a população no combate à proliferação do inseto.
A campanha, que iniciou na segunda-feira, dia 17, segue até o 25 de abril, com um ponto fixo de recolhimento instalado na Fumageira, local onde os moradores poderão levar seus pneus inservíveis e descartá-los corretamente. Pneus abandonados ou armazenados de forma inadequada são um dos ambientes mais propícios para o acúmulo de água e, consequentemente, para a reprodução do mosquito.
Para facilitar a participação da comunidade, a Prefeitura também disponibilizou um canal de atendimento para quem não puder levar os pneus até o local. Basta entrar em contato pelo telefone (47) 99654-1432 para obter informações ou agendar o recolhimento.
Conscientização
Além da coleta, a campanha tem um papel educativo, conscientizando a população sobre a importância de eliminar qualquer foco que possa servir de criadouro para o mosquito. Pneus velhos, garrafas, caixas d’água destampadas, calhas entupidas e recipientes que acumulam água devem ser evitados ou corretamente descartados.
Foram identificados 19.695 focos do mosquito Aedes aegypti em 231 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 178 são considerados infestados pelo vetor. Também foram notificados 25.104 casos de dengue e 7.124 considerados prováveis. Em Presidente Getúlio, já foram identificados 144 focos, segundo a Dive.
Segue o alerta para os próximos meses, pois as chuvas somadas as altas temperaturas tornam-se cenário propício para a proliferação dos focos do mosquito transmissor da doença.
A ação reforça o compromisso do município com a saúde coletiva e o bem-estar da população. O combate à dengue é responsabilidade de todos e depende da união entre poder público e cidadãos.
