Levantamento dos prejuízos ainda está em andamento, mas estruturas de saúde e educação foram as mais prejudicadas

A prefeitura de Rio do Sul ainda contabiliza os prejuízos por conta do temporal que afetou boa parte da cidade no final da tarde de ontem. Ventos de até 80 quilômetros por hora causaram problemas como destelhamento, queda de árvores, placas de publicidade e o teto de algumas instituições públicas e privadas. Apesar da situação, não há registro de feridos.
Na saúde municipal, os reparos estão sendo providenciados nas unidades dos bairros Itoupava, Pamplona e Progresso e Rainha. Na Itoupava, o espaço permanecia sem energia elétrica nesta quinta-feira (13), sendo necessário remanejar atendimentos. O problema afeta toda a comunidade próxima e a Celesc já está providenciando os reparos.
O secretário de Saúde, Cláudio Azevedo da Silva, acionou os serviços de manutenção para conserto das unidades atingidas, que apresentam problemas mais urgentes nos telhados.
Na Secretaria de Educação, os danos mais graves são no Centro de Educação Infantil Daniel Maschio, na Itoupava. A unidade teve danos no telhado e está sem energia elétrica. A secretária de Educação, Viviane Knihs Brandt, em acordo com a direção da unidade, determinou que o atendimento continue na medida do possível, isolando as salas que tiveram algum tipo de infiltração de água da chuva. Há um pedido para que os pais, se puderem, fiquem com as crianças em casa até tudo ser normalizado.
Os reparos também serão realizados no CEI Cantinho do Amor, na Valada Itoupava, onde uma árvore caiu sobre o muro do pátio próximo ao parque infantil. As atividades do espaço não foram afetadas.