Antes da medida, motoristas frequentemente realizavam ultrapassagens perigosas, colocando pedestres em risco

Foto Marcelo Zemke
A Rua Três de Maio, um dos principais acessos ao Centro de Ibirama, passou por mudanças significativas para reforçar a segurança viária e organizar o tráfego. A principal alteração foi a instalação de barreiras do tipo “gelo baiano”, impedindo mudanças de faixa e ultrapassagens antes da faixa de pedestres.
Antes da medida, motoristas frequentemente realizavam ultrapassagens perigosas, colocando pedestres em risco. Muitas vezes, um veículo parava para permitir a travessia, enquanto outro ultrapassava, quase atropelando quem estava na faixa. Agora, com os obstáculos físicos e a nova sinalização, os veículos são forçados a reduzir a velocidade, tornando a travessia mais segura.
As mudanças já demonstram impacto positivo, garantindo maior organização no trânsito e prevenindo acidentes. A via conta com placas indicando a faixa de pedestres e o limite de velocidade de 40 km/h, mas, mesmo assim, o excesso de velocidade ainda é um dos principais problemas registrados no local.
Recentemente, o Jornal Vale do Norte destacou as imprudências de alguns motoristas, que colocam em risco a vida de pedestres e condutores. Antes das mudanças, atravessar a rua era um desafio, muitas vezes exigindo que os pedestres esperassem longos períodos até que um veículo parasse – o que raramente acontecia.
Imagens de câmeras de segurança flagraram diversas infrações cometidas no trecho, reforçando a necessidade de conscientização e respeito às normas de trânsito. A segurança viária segue como uma das pautas prioritárias do Jornal Vale do Norte, alertando para a importância da educação no trânsito e do cumprimento das regras para evitar acidentes.