Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama atua há sete anos com 25 voluntárias
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama encerou suas atividades de 2024 e agora entra em um período de recesso. Os atendimentos na sede retornam no dia 27 de janeiro e os preventivos no dia 30 de janeiro.
Segundo a vice-presidente, Anne Cascaes, o balanço do ano foi extremamente positivo. “Fizemos muitos atendimentos, doamos centenas de mamografias, realizamos milhares de preventivos e nossos eventos foram um sucesso, então acreditamos que em 2025 será um ano ainda melhor”, disse.
Para 2025 ela citou ainda que a entidade está em busca de voluntárias que possam auxiliar nos trabalhos. “Há várias formas de ajudar, seja no acolhimento com as pacientes, atendimento no brechó, arrecadação de fundos. Hoje estamos em poucas voluntárias para dar conta da demanda que segue aumentando então toda ajuda é bem-vinda”, completa.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama atua há sete anos com 25 voluntárias, oferecendo serviços essenciais como coleta gratuita de exame preventivo (Papanicolau) todas as quintas-feiras e doação de mamografias em campanhas realizadas em maio e outubro.
A entidade também acolhe pacientes com câncer, disponibilizando apoio psicológico, nutricional, visitas presenciais ou virtuais, além de intermediar consultas pela Secretaria da Saúde. Para reforçar a autoestima, oferece perucas e lenços às pacientes em quimioterapia.
Às quintas-feiras também são marcadas pelos encontros do grupo “Tulipas”, com rodas de conversa e arteterapia por meio de aulas de artesanato.