Iniciativa é vista como uma oportunidade para aprimorar a formação educacional e o desenvolvimento social
Ibirama está entre os cinco municípios de Santa Catarina que receberão novas escolas estaduais no modelo cívico-militar em 2025. O anúncio faz parte da ampliação do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, instituído em 2023 pelo governador Jorginho Mello por meio do Decreto Nº 426. Com as novas unidades, o programa passará a contar com 15 escolas estaduais atuando nesse formato. Uma delas está em funcionamento em Rio do Sul.
A inclusão de Ibirama no programa reforça o compromisso com a qualidade da educação e o fortalecimento dos valores de disciplina e cidadania. A iniciativa é vista como uma oportunidade para aprimorar a formação educacional e o desenvolvimento social dos estudantes. A coordenadora regional de educação Rosimeire Jacinto e a diretora da EEB Walmor Ribeiro Tamires Censi Dias Duwe, informaram que ideia foi bem aceita pela comunidade. “Desde o ano passado, já começamos a introduzir e dialogar com a comunidade para que todos ficassem cientes de como o modelo iria funcionar. Realizamos uma assembleia de pais, onde ocorreu a votação e a decisão da comunidade sobre a aprovação ou não. Após isso, apresentamos as regras para que todos tivessem conhecimento. Por isso, nos sentimos um pouco mais tranquilos, pois já estamos a par do que acontecerá. Basicamente, trabalharemos em parceria com a Polícia Militar. Esses policiais estarão mais focados na parte disciplinar, ética, moral e cívica, enquanto nós poderemos concentrar nossos esforços no pedagógico.”
O coronel Renato Abreu, que será o gestor da unidade em Ibirama, foi selecionado e aceitou o desafio. Segundo a equipe escolar, essa parceria com a Polícia Militar, composta por profissionais da reserva, será focada em questões disciplinares, éticas, morais e cívicas, enquanto a gestão pedagógica continuará sendo conduzida pelos profissionais da escola.
O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, destacou os benefícios do modelo cívico-militar: “A disciplina e os valores que os jovens aprendem nessas escolas não só os tornam estudantes melhores, mas também cidadãos melhores”. Já a secretária adjunta da Educação, Patricia Lueders, enfatizou a importância de atender às demandas das comunidades escolares.
A nova escola cívico-militar de Ibirama integrará práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de habilidades acadêmicas e comportamentais, com a parceria entre educadores civis e militares. A implementação busca proporcionar um ambiente educativo que priorize o respeito, a responsabilidade e a cidadania, elementos fundamentais para o futuro dos jovens catarinenses.
Adaptações e matrículas
As matrículas para o novo modelo serão abertas para turmas do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, incluindo ensino técnico em Administração no período noturno. A oferta inicial abrange tanto o turno matutino quanto o noturno.
O período de matrículas será de 10 a 12 de fevereiro, e os interessados devem buscar mais informações nas redes sociais da escola ou diretamente na secretaria.
Acessibilidade e zoneamento
Sobre o transporte escolar, a diretoria informou que o atendimento seguirá as regras atuais de zoneamento. Contudo, há diálogo com a administração municipal e estadual para ampliar as possibilidades de acesso, caso o número de interessados aumente significativamente. “Aqueles que não têm como levar os filhos, mas desejam participar, podem registrar sua intenção. Assim, podemos trabalhar com projeções de demanda e buscar soluções para atender a todos”, explicou a diretora.
Com a implementação da Escola Cívico-Militar, Ibirama reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, integrando valores cívicos e disciplina à formação de seus estudantes. A comunidade está otimista com os impactos positivos que o projeto trará para a região.
Confira as novas escolas Cívico-Militares da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina
- EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso, em Araranguá
- EEB Sólon Rosa, em Curitibanos
- EEB Walmor Ribeiro, em Ibirama
- EEF Francisco de Paula Seara, em Itajaí
- EEB Prof. Maria Paula Feres, em Mafra