
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 2024, as mortes causadas pela dengue ultrapassaram as registradas pela covid-19 no Brasil. De acordo com o levantamento, foram contabilizados 6.041 óbitos por dengue, contra 5.960 por covid-19 no mesmo período.
A alta nos casos fatais de dengue é alarmante, representando um aumento de 400% em relação a 2023, quando 1.179 mortes foram registradas. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, se tornou uma preocupação ainda maior para as autoridades de saúde pública.
Por outro lado, os índices de Covid-19 seguem caindo desde 2022. Em relação a 2023, houve uma redução de 60% nos casos de morte.
Além disso, no verão, os casos de dengue tendem a aumentar, por conta da alta incidência de chuvas na maior parte do país. O acúmulo de água faz com que a proliferação do mosquito se intensifique.
Especialistas apontam que o cenário reflete a necessidade de intensificar campanhas de prevenção e combate ao mosquito transmissor, além de reforçar a estrutura de atendimento para pacientes com complicações graves da doença.
A nova realidade reforça a importância da conscientização da população sobre a eliminação de criadouros do mosquito, especialmente em um momento em que a dengue atinge níveis preocupantes, superando até mesmo a covid-19, que dominou o cenário de saúde pública nos últimos anos.