PM reforçou ações no combate à violência contra crianças e adolescentes em novembro
Fotos PMSC/ 3 CIA IBI
Marcelo Zemke
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da 2ª Companhia do 13° BPM, sediada em Ibirama, realizou diversas ações preventivas e repressivas no combate à violência contra crianças e adolescentes durante a Operação Hagnos, ao longo do mês de novembro. A operação, realizada em Santa Catarina e em todo o país, envolveu tanto ações repressivas quanto preventivas.
Conforme divulgado pela PM, no campo orientativo, a PMSC, em parceria com o Conselho Tutelar de Ibirama, foi realizado um ciclo de palestras abordando “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.
O evento contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário, profissionais de assistência social, psicologia e enfermagem. “Esse evento foi direcionado aos profissionais de educação e contou com a adesão de uma plateia de aproximadamente 500 pessoas”, informou. Ele foi realizado no Centro de Eventos Manoel Marchetti no dia 28 de novembro.
Menores em casas noturnas
Durante uma operação realizada pela Polícia Militar em novembro, 26 menores de idade foram flagrados em casas noturnas, de acordo com informações do comandante da 2ª CIA PM, o 2º tenente Tiago dos Santos Piva. As ações ocorreram com o objetivo de coibir a presença de crianças e adolescentes desacompanhados em horários inadequados ou em ambientes impróprios. Os estabelecimentos foram autuados e responderão pelas irregularidades administrativas identificadas.
Entre os destaques da ação, duas casas noturnas chamaram atenção pela apreensão de armas brancas e uma grande quantidade de drogas ilícitas. Esses locais estão sob investigação para determinar o alcance das atividades ilegais.
Já no campo operacional, foram realizadas operações de fiscalização de trânsito, onde os policiais emitiram 30 autos de infração de trânsito e removeram nove veículos para o pátio
O 2º tenente Tiago reforçou que essas ações são essenciais para a proteção da infância e adolescência. “Nosso objetivo é garantir que as futuras gerações cresçam em um ambiente seguro, longe de influências nocivas que possam comprometer seu desenvolvimento.”
A Polícia Militar de Santa Catarina reafirma, com essas operações, seu compromisso com a segurança e bem-estar da comunidade, reforçando a fiscalização e a prevenção como pilares da atuação junto à sociedade.