Tecnologia inédita no Brasil usa rede de telefonia celular e passará por um período de testes de 30 dias
O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira dia 7, o projeto-piloto do novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, o “Defesa Civil Alerta”. A nova tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, que se sobressaem a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário, inclusive nos celulares em modo silencioso. Com isso, todas as pessoas que estiverem em áreas de risco, inclusive visitantes estrangeiros, vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio. No Vale, os municípios de Blumenau e Gaspar irão passar pelo teste neste sábado, dia 10, às 15h.
Os habitantes das cidades escolhidas vão receber um alerta de demonstração em seus celulares. A demonstração terá duração de uma hora, com alertas a cada cinco minutos.
Na tela do celular, a seguinte mensagem deve aparecer (no exemplo, a pessoa está no município de Blumenau.
Defesa Civil: DEMONSTRACAO do novo sistema de alerta de emergencia em BLUMENAU/SC. Mais informacoes, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA
SISTEMA
O Defesa Civil Alerta complementará outras ferramentas de alertas de emergência que já são utilizados no país, por SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. A nova iniciativa usará o Sistema de Transmissão Via Telefonia Celular, denominado internacionalmente como alerta de emergência sem fio, que permite o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas que estejam em localidades com risco de desastres naturais como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou causados pelo homem.
FUNCIONAMENTO – A população não precisará realizar nenhum tipo de cadastro. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade das Defesas Civis competentes nos municípios e nos estados em tempo real para todos os celulares conectados à rede móvel 4G ou 5G. A mensagem de alerta aparecerá sobreposta ao conteúdo que esteja sendo acessado no celular. A depender da gravidade do alerta, também será emitido um sinal sonoro similar a uma sirene. Para o recebimento dos alertas, o celular deve estar conectado à rede móvel 4G ou 5G.
Cristiana Camarate, conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ressaltou que o avanço só foi possível a partir de um intenso diálogo e parceria entre Anatel, Cenad e os ministérios, e com a colaboração das prestadoras Claro, TIM, VIVO e Algar Telecom. Segundo ela, além do alerta sonoro, a população das áreas afetadas, em casos de chuvas intensas e riscos de enchentes, por exemplo, receberá orientações sobre evacuação e pontos de abrigo seguros.
“O Defesa Civil Alerta complementa as nossas atuais ferramentas de envio de alertas. Hoje já temos SMS, TV por assinatura com alertas e também aplicativos de mensageria. A ferramenta que hoje lançamos adiciona uma camada extra e relevante de segurança para a população em regiões de eminentes riscos. Esse é um exemplo de como a colaboração e a tecnologia podem fortalecer a nossa capacidade de garantir a segurança da população”, pontuou Cristiana.