Qualquer pessoa pode realizar a doação na sede da Rede Feminina
A doação de cabelos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Ibirama tem se mostrado uma forma significativa de apoiar mulheres que lutam contra a doença. Graças às mechas entregues pela comunidade, a entidade pode confeccionar perucas gratuitamente, proporcionando um pouco de carinho e ajudando a resgatar a autoestima das pacientes. Na semana passada, a jovem Letícia Ribeiro de Oliveira fez a doação de seu cabelo para RFCC de Ibirama. O gesto de generosidade e generosidade, também eleva a auto estima de milhares de mulheres na luta contra o câncer.
Eva Scheidemantel, presidente da RFCC, explica que qualquer pessoa pode realizar a doação na sede da Rede Feminina. O ideal é que as mechas tenham cerca de 12 centímetros e que o doador informe o cabeleireiro no momento do corte, para que os fios sejam amarrados em um rabo de cavalo.
Após serem recebidas na sede da RFCC, as mechas são enviadas para uma voluntária em Joinville, que confecciona as perucas gratuitamente. As perucas são então emprestadas para pessoas que estão em tratamento contra o câncer.
“Essas perucas fazem a diferença para muitas mulheres que enfrentam esse diagnóstico. A queda de cabelo devido à quimioterapia é mais um desafio diante das muitas mudanças que ocorrem durante o tratamento. Quando alguém nos doa uma mecha, está ajudando a confortar uma pessoa que enfrenta o câncer”, enfatiza Eva.
As doações de cabelo têm um impacto profundo, proporcionando conforto e dignidade para as mulheres em tratamento. A RFCC de Ibirama continua a incentivar a comunidade a participar dessa iniciativa.
Doações
Todos podem doar, inclusive crianças. Os cabelos podem ser crespos, lisos, com química, virgens, de qualquer tipo. Esses fios são usados para fazer franjas, apliques e sobrancelhas. Para perucas são necessários 12 cm de comprimento ou mais.
Como realizar o corte:
Avise o cabeleireiro que deseja doar os fios, pois é necessário cortar o cabelo já com um elástico e o cabelo precisa estar limpo e seco.
Na hora de cortar amarre o cabelo com um elástico bem preso para garantir que os fios não se soltem e corte um dedo acima do elástico. É importante que o cabelo esteja completamente seco, já que pode mofar se estiver molhado ou úmido.
Câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo e ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Por isso a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que reduz consideravelmente o risco de morte.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).