Polícia Militar de Ibirama convoca moradores para reunião da Rede de Vizinhos

Picture of Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

Encontro está marcado para o dia 25 no Salão da Igreja Matriz Santo Huberto

A Polícia Militar de Ibirama ( 2ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar) convida os moradores do Bairro Centro a participarem da reunião de ampliação da Rede de Vizinhos. O encontro está marcado para o dia 25 de junho de 2024, às 19h30, e será realizado no salão da Igreja Matriz, no Centro de Ibirama.

O Programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) é uma estratégia de policiamento comunitário que promove a cooperação entre a comunidade e a polícia. A iniciativa reúne vizinhos de uma determinada localidade para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro.

O objetivo é melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, aumentar a vigilância natural e prevenir problemas de ordem pública, garantindo a segurança das pessoas e do patrimônio. Durante o encontro, a Polícia Militar irá repassar aos moradores algumas dicas de segurança e explicar a operacionalidade do programa.

A Polícia Militar destaca a importância da integração entre a polícia e a comunidade para a segurança de todos e espera contar com a presença de todos os moradores do Bairro Centro de Ibirama.

A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

Rede de Vizinhos

A Rede de Vizinhos é um grupo institucional, com regras e coordenada pela Polícia Militar, onde existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas pela comunidade, com a função de aproximar vizinhos entre si e da Polícia.  É feito uma análise de cada perfil para que possa fazer parte da rede. Com isso, os criminosos passam a ter dificuldade e medo de atuar nessas comunidades, pois percebem que as pessoas estão atentas, informadas e avisam a Polícia quando percebem alguma coisa errada ou suspeita, mesmo que não diga respeito à sua própria residência ou negócio.

 A REDE ainda serve como canal de comunicação e interação entre os moradores e a Polícia Militar, a fim de prevenir ou solucionar problemas de ordem pública. As situações de emergências devem ser direcionadas, primeiramente e com a maior celeridade possível, ao 190 da Polícia Militar.

A REDE não substitui a chamada ao 190. Mas, os problemas de emergência devem ser comunicados na REDE o mais breve possível, para que os vizinhos quem em alerta e exerçam a vigilância ativa da comunidade.

Hansahoehe completa 88 anos

Prédio foi confiscado em 1942 e devolvido à comunidade em 20 de setembro de 1986 Fotos Arquivo Marcelo Zemke O edifício Hansahoehe, um marco arquitetônico

Read More »