Voluntárias e uma profissional da área da saúde participaram de uma entrevista na Rádio Belos Vales para falar sobre o tema
Marcelo Zemke
A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Ibirama continua empenhada em sua campanha de preventivos, visando conscientizar as mulheres sobre a importância dos cuidados com a saúde. Na última semana, voluntárias da RFCC e uma profissional da área da saúde participaram de uma entrevista na Rádio Belos Vales para discutir a relevância da prevenção do câncer.
Marilene da Silva e Cristina Staudinger concederam uma entrevista ao vivo. Cristina Staudinger falou sobre o exame de Papa Nicolau. Conforme ela, é importante que o exame seja feito todos os anos. “É um exame preventivo que não dói. Com uma escovinha, é retirado células do colo do útero que é enviado a um laboratório especializado, que irá pesquisar neste material se há células com câncer ou inflamatórias. Além de detectar o câncer, irá detectar outras doenças também”, explicou ao comunicador Jota Nascimento.
Durante a entrevista, a presidente da RFCC, Eva Scheidemantel, destacou o comprometimento da organização em promover ações de conscientização ao longo do ano. “Mais ações como esta estão sendo programadas ao longo do ano. Queremos, com isso, alcançar um maior número de mulheres para alertar sobre a prevenção, que é a nossa missão,” afirmou Eva Scheidemantel.
A campanha da RFCC visa incentivar a realização de exames preventivos regulares, fundamentais para a detecção precoce de cânceres como o de mama e o de colo de útero. Através de palestras, entrevistas e eventos comunitários, a RFCC busca informar e educar a população feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Além das atividades educativas, a Rede Feminina também oferece suporte emocional e psicológico para as mulheres diagnosticadas com câncer e suas famílias, reafirmando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade de Ibirama.
A RFCC convida todas as mulheres a participarem das próximas ações e a se informarem sobre a importância dos exames preventivos. Para mais informações sobre a campanha e as atividades programadas, as interessadas podem entrar em contato diretamente com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama.