Segundo a mãe, que é professora no município, graças ao conhecimento adquirido na capacitação da Lei Lucas no início do ano, ela pode salvar o seu bebê
A professora Solene Nitz Villwock, que atua no CEI Elza Rizzieri do município de Dona Emma, passou por uma situação delicada na madrugada de sábado, dia 08. O esposo de Solene chegou do trabalho e logo após, foi alimentar o filho de 19 dias de vida com mamadeira, já no final da alimentação ele viu que o bebê começou a tossir e logo parou de respirar ficando a boquinha e o rostinho arroxeados. Neste momento, segundo a professora, seu esposo começou a ficar nervoso e sem saber o que fazer, foi quando Solene pegou o seu filho e iniciou os procedimentos ensinados em uma capacitação da Lei Lucas no município.
Solene diz que começou a fazer as manobras de tapotagem, sendo cinco golpes intercostais e após mais cinco manobras de reanimação, sendo repetidos os procedimentos até visualizar que o bebê voltou a respirar e voltando a coloração da pele ao normal.
“Foram minutos de angústia, mas mantive a calma e fiz os procedimentos ensinados na capacitação pelos bombeiros voluntários até ele voltar a respirar. Aqui onde moramos, não pega sinal de celular e não conseguimos ligar aos bombeiros no momento, onde após, pegamos o carro e fomos até a base dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio onde fomos muito bem atendidos” destaca.
Na corporação, os socorristas após a chegada dos pais, abordaram a situação e iniciaram a avaliação do bebê, que recebeu toda assistência e logo após foi conduzido ao Hospital Maria Auxiliadora para atendimento da equipe médica. “Primeiramente quero agradecer os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, pelo curso no início do ano em Dona Emma, pois se não tivéssemos esse curso, não saberíamos como agir, meu esposo ficou muito desesperado na hora e não sabia o que fazer”, frisou a professora Solene.
Solene ainda agradece a secretaria de educação do município por proporcionar a capacitação. “Quero agradecer muito a secretaria de educação de Dona Emma por proporcionar essa capacitação que salvou meu filho, pois antes desse curso, eu não sabia o que fazer nestas situações, a gente pensa que nunca vamos precisar, e agora a gente vê a importância de a gente ter essa capacitação, pois com o conhecimento que eu tive, eu salvei a vida do meu filho”, finaliza Solene.
A capacitação da Lei Lucas no município de Dona Emma, já é uma parceria entre o a administração municipal e os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio a alguns anos, já neste ano, o treinamento foi ministrado no dia 09 de fevereiro e contou com mais de 40 profissionais da rede municipal de ensino.
A Lei Lucas:
A Lei Lucas (Lei Federal 13722/18) obriga escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. O nome da lei refere-se ao menino Lucas Begalli que, durante um passeio escolar, perdeu a vida, após se engasgar e não receber o atendimento adequado.
Texto:
Alex de Lima
Assessor de Comunicação Social e Imprensa
Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio – SC
Vídeo:
BVPG/Divulgação