Serão arrecadadas doações para as vítimas das cheias no Rio Grande do Sul
Marcelo Zemke
A Paróquia Santo Huberto de Ibirama está se preparando para celebrar um dos principais eventos do calendário católico, a missa e procissão de Corpus Christi. A celebração homenageia o ritual da Eucaristia, celebrado durante as missas, que representa o corpo e o sangue de Cristo.
Como parte das celebrações, a paróquia está organizando uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene pessoal e limpeza, que serão destinados ao Rio Grande do Sul.
As doações podem ser entregues em todas as 14 comunidades até o dia 29 de maio. Na igreja matriz, as doações serão aceitas até o dia 30 de maio, durante a celebração.
Depois da missa, os fiéis seguem com a tradicional Procissão Eucarística, que percorrerá as ruas em torno da Igreja matriz, que serão fechadas a para a montagem dos tapetes, uma expressão artística de devoção e fé. A Tradicional Missa e a Procissão do Santíssimo deve percorrer as Ruas Tiradentes e Goitacazes dos Reis.
No dia de Corpus Christi, a confecção dos tradicionais tapetes começará às 5 horas da manhã. A procissão e a celebração da missa terão início às 8 horas. A Paróquia Santo Huberto convida toda a comunidade a participar deste momento de fé e solidariedade. “O Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) agradece desde já a colaboração e a presença de todos”.
O que é Corpus Christi
Em latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra nesta data. A data é marcada por celebrações e tapetes coloridos de serragem pelas ruas, por onde passam procissões de fiéis.
Para os católicos, Corpus Christi é o nome dado à celebração em homenagem ao sacramento da Eucaristia, realizado como forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esse sacramento possui dois grandes símbolos: o pão, que representa o corpo de Cristo, e o vinho, que representa o sangue de Cristo.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.