Doações podem ser entregues no Centro de Eventos Manoel Marchetti
Marcelo Zemke
O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas chega a 425, o que representa 85,5% dos 497 do estado. O balanço aponta ainda 147 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. No momento, o número de desaparecidos chega a 127. No levantamento oficial, em todo o estado há 361 feridos. Mais de 1,47 milhão de pessoas foram afetadas.
Os números apresentados são dramáticas e evidenciam uma das maiores tragédias já enfrentadas no Sul do Brasil. Com isso, diversas pessoas estão sensibilizadas e com a intenção de fazer com que suas doações cheque até às vítimas.
Para oportunizar estas doações, diversas entidades do município se uniram em prol da Campanha SOS Rio Grande do Sul. As doações podem ser entregues no Centro de Eventos Manoel Marchetti até o dia 14 de maio.
A secretária de Assistência Social e Habitação de Ibirama, Fabiani Tenfen Soberanski, informou que campanha acontece simultaneamente em todos os 28 municípios da AMAVI. “No dia 18 de maio um comboio de caminhões, junto a veículos de segurança e das Defesas Civis da região, irá para o Rio Grande do Sul levar donativos para às milhares de pessoas afetadas pela tragédia que está ocorrendo no Rio Grande do Sul”, informou.
O que doar
Conforme o presidente da CDL de Ibirama, Alisson Kufky, neste primeiro momento, são aceitas as doações de alimentos não perecíveis, preferencialmente sextas básicas fechadas, água, colchões e kits de higiene pessoal (sabonetes, papel higiênico, lenços humedecidos, creme dental, escovas, etc). “Diante da magnitude da tragédia e da urgência em prestar assistência às vítimas, toda ajuda é bem-vinda. Que a união e a generosidade prevaleçam nesse momento de adversidade, demonstrando que, juntos, somos capazes de superar os desafios mais difíceis”, disse.
O coordenador municipal de Defesa Civil de Ibirama, José Eduardo do Rosário, destacou que o Estado de Rio Grande do Sul repassou orientações sobre o que não é necessário doar neste momento. “Recebemos orientações de que não é necessário doar roupas, calçados e móveis. É importante focar no que é extremamente necessário neste momento”.
Ele conta que após o dia 14, Ibirama irá compor uma logística regional de doações. “Após o dia 14, Ibirama, junto com a AMAVI, irá participar de uma logística regional e centralizará as doações de municípios vizinhos, como Presidente Getúlio, Vitor Meireles, Dona Emma e José Boiteux”, explicou.
Com as doações da região centralizadas em Ibirama, será formado um comboio, que deverá partir no sábado, dia 18, rumo ao Estado vizinho. “Com uma logística com a AMAVI, vamos formar um comboio que sairá de Ibirama, rumo ao Rio Grande do Sul. A logística será feita pela Defesa Civil de SC, que irá nos auxiliara a que ponto levar, qual a melhor rota, melhor alternativa e qual a maneira mais segura de fazer estes mantimentos chegarem até lá”, disse.
A campanha é organizada em parceria com o Lions Clube Centro (Ibirama), Prefeitura de Ibirama, Defesa Civil do município, CDL e Rede Vale Norte de comunicação.