Seus clientes não apenas apreciam seus produtos, mas também valorizam a dedicação e o carinho que ela coloca em cada criação
Fotos Divulgação
Marcelo Zemke
Nos mais diversos eventos e celebrações, há algo que nunca falta: bolos e doces. Quando há uma festa em alguma comunidade, como igrejas ou associações locais, o chamariz é sempre o mesmo: ‘os bolos são da Dona Ira’. Quem nunca experimentou os famosos bolos da Dona Ira de Ibirama? Eles estão sempre garantidos em comemorações como festas de famílias, cafés no trabalho e em aniversários, onde essas delícias sempre marcam presença, tornando os momentos ainda mais especiais.
E quando se trata de qualidade e sabor excepcionais, é difícil não mencionar o nome de Ira Gonçalves, que completou 29 anos na arte da confeitaria. A paixão em preparar bolos e doces, fez com que a dona Ira, fizesse da confeitaria, uma referência na região por conta do sabor e da qualidade. “Você alegra não somente o seu, mas todos os lares, pois ninguém ia buscar um bolo com tristeza”, conta.
Apesar dos 29 anos de profissão, o trabalho na confeitaria foi lapidado com tempo. Ela conta que chegou a trabalhar nos Correios e em uma fábrica de calças plásticas, que a acabou não dando certo. Mas o sucesso veio com quando ela decidiu fazer orelhas de gato e sonho, que o marido Luiz Gonçalves – também conhecido em Ibirama como Luiz da Ira, vendia. “Passa um filme na cabeça da gente. Eu já venho com isso de casa, da minha mãe, a época que meu pai tinha lanchonete, então eu já fazia nega maluca, e vendia cuca todo dia de tarde. Do nada eu pensei em fazer orelhas de gato e sonhos e o Luiz começou a vender de casa em casa”, disse.
Ela disse que os clientes da Rua Joinville lembram até hoje, com bastante saudade, dos sonhos, vendidos por Luiz, visitava toda sexta-feira de tarde. Com o aumento da clientela, ela resolveu fazer produtos mais elaborados. O seu primeiro bolo de casamento para 380 pessoas foi no dia 25 de fevereiro. 1993, data que marcou o início da confeitaria. “Levamos as massas e coberturas para montar o bolo já no salão da igreja católica em José Boiteux. Fevereiro é um mês muito quente e quando colocava a nata os amendoins, eles escorriam”, relembra, a confeiteira, que apesar das dificuldades, tudo ocorreu bem e todos gostaram do bolo de casamento.
Desde os primeiros passos na confeitaria, Ira Gonçalves sempre teve em mente o objetivo de proporcionar experiências agradáveis aos seus clientes. Cada bolo, cada doce é resultado de um trabalho minucioso, onde ingredientes selecionados e técnicas se combinam para criar verdadeiras delícias. “É uma paixão e é satisfatório. Antigamente as pessoas encontravam a gente, e diziam que bolo estava muito bom. É uma coisa para tu seguir adiante, e não desanimar. Muitas vezes, domingo de tarde, quando estou sentada em casa descansando, vem no whats um: -obrigada pelo bolo, estava uma delícia como sempre-. Então, é sempre satisfatório mesmo”.
Habilidade transformada em uma referência
Seja um bolo elaborado para uma festa de aniversário, uma mesa de doces para um evento corporativo ou simplesmente uma sobremesa para desfrutar em casa, os produtos da confeitaria de Ira são sempre aguardados com expectativa, garantindo não apenas um deleite ao paladar, mas também uma experiência que desperta emoções e memórias. “Eu acredito que eu tenha tanto movimento hoje ainda, porque as pessoas gostam de comer meu bolo com nata. As coisas que a gente aprendeu em casa da Oma, a receita da minha cuca, da minha farofa são da minha Oma e da minha tia. São coisas bem caseiras ainda. Uso nata nas coberturas, nata bem gostosa”, revela.
O legado e o talento de Dona Ira continuam na família, já que filha Thuane Gonçalves, que foi confeiteira por 12 anos. “ E ela pegou o dom. Eu acho que melhor do que eu”, comenta.
O sucesso de Ira Gonçalves não se resume apenas aos seus talentos culinários, mas também à sua capacidade de conectar-se com as pessoas através de sua paixão pela confeitaria. Ela conta que já deu cursos de receitas “Tenho muita vontade de ensinar minhas receitas. Já dei seis cursos. São seis cursos. As pessoas fazem os cursos. Quando elas têm dificuldade, elas me chamam. Me mandam fotos de quando fazem. É muito bom”, revela.
Ela conta que deve se dedicar mais em ensinar outras pessoas. “Meu intuito agora é ensinar e fazer pequenas oficinas. É tipo assim, se a pessoa tem uma confeitaria, eu vou até na padaria ensinar, porque a gente pode ensinar tanto como para produção de padaria, como para uma pessoa de casa, uma dona de casa. Se a pessoa quiser vir lá em casa, eu uso os fornos profissionais para fazer a produção de padaria. E quando vem só donas de casa, eu uso os fornos pequenos para elas saberem como é fazer em casa com o forno pequeno”.
Assim, Ira Gonçalves continua a encantar e surpreender, elevando a experiência gastronômica a um outro nível e deixando sua marca na história da confeitaria regional. Para aqueles que buscam uma verdadeira explosão de sabor e uma dose extra de doçura em suas vidas, a confeitaria de Ira Gonçalves é sempre a escolha certa.
A confeitaria está localizada na rua Dr Getúlio Vargas e o telefone é (47) 9 8467 9880.